Início Geral Fernando Barcellos da Rosa assume comando do 7º BIB

Fernando Barcellos da Rosa assume comando do 7º BIB

Coronel Fernando Barcellos da Rosa (centro) revista a tropa acompanhado do ex-comandante, coronel Cristian Augusto dos Santos Cravo (à esquerda). Solenidade militar para troca de comando ocorreu no regimento Gomes Carneiro

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

O 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), Regimento Gomes Carneiro, de Santa Cruz do Sul possui novo comando. Em cerimônia de transmissão de cargo realizada na manhã de ontem, 9, na sede do Batalhão, o tenente-coronel Fernando Barcellos da Rosa assumiu o comando da corporação militar. Ele substitui o coronel Christian Augusto dos Santos Cravo, que estava no comando desde 14 de dezembro de 2017.
A solenidade, que contou com a presença de autoridades civis e militares, imprensa e familiares dos oficiais, teve início às 10h30 com a inauguração do retrato do coronel Cravo na galeria dos comandantes. Após, às 11h, teve início a solenidade de transmissão de cargo entre os dois comandantes. Ao se despedir, o coronel Christian Augusto dos Santos Cravo agradeceu o apoio de militares, familiares e da comunidade santa-cruzense pelo trabalho realizado no município. Ao finalizar, o coronel desejou sucesso ao novo comandante que assume o regimento. Após sua fala, o coronel Cravo recebeu uma placa entregue pelo presidente da Associação dos Oficiais Militares de Santa Cruz do Sul, Jones Alei da Silva, em reconhecimento ao trabalho desempenhado pelo oficial no município.
Após dois anos no comando em Santa Cruz do Sul, o coronel terá um período de férias e a partir de março seguirá com a carreira militar em Buenos Aires, na Argentina, onde se mudará com a família para realizar um curso superior de Defesa Nacional, que terá duração de nove meses. Finalizado o curso, o militar deverá receber outra missão a ser definida pelo Exército Brasileiro.  

Coronel Cristian Cravo agradeceu apoio da comunidade na sua despedida

O novo comandante 
Coordenada pelo comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, General de Brigada, Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, ocorreu a troca de comando entre os dois oficiais com apresentação para a tropa. Gaúcho, natural de Santa Maria, o Coronel Fernando Barcellos da Rosa possui laços com Santa Cruz do Sul por ter se casado com sua esposa na Catedral São João Batista em 2000 e possuir familiares no município. Na carreira militar, o oficial formou-se na academia militar em 1996 e teve como primeira unidade o 7º BIB, na época sediado em Santa Maria, onde serviu três anos como tenente. Após, ele foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende, no Rio de Janeiro. O militar serviu durante oito anos na região amazônica, retornou para o Rio de Janeiro e após para Santa Maria. Antes de ser nomeado comandante, o tenente-coronel foi instrutor do exército paraguaio em Assunção, coordenou o curso de Infantaria da Academia Militar e em 2008 esteve em missão no Sudão, na África, como observador militar da Organização das Nações Unidas (ONU) antes da divisão do país.

Coronel Fernando Barcellos da Rosa destacou que desafio será manter o trabalho que vem sendo realizado

Em entrevista coletiva concedida para a imprensa, o tenente-coronel destacou a sua satisfação de comandar o batalhão militar santa-cruzense. “Estou feliz de assumir o batalhão. Tenho familiares e uma ligação muito forte com o município, pois sou casado aqui e minha filha nasceu em Santa Cruz. O nosso desafio será manter o trabalho que vem sendo realizado, os índices alcançados na instrução, na gestão e na integração com a sociedade, sendo o nosso batalhão. E uma nova etapa na vida e estamos preparados para esta função”, disse o oficial.
O comandante informou que no momento o regimento está em um período de preparação para receber a nova turma de recrutas que se apresenta na seleção complementar e a incorporação dos alunos do núcleo de preparação de oficiais da reserva no mês de fevereiro. O comandante destacou a importância da educação militar para os jovens que irão integrar a tropa. “Eu acredito que o jovem traz de casa a educação e a disciplina e aqui no batalhão temos a oportunidade de fortalecer esses valores que são importantes para a família e para a sociedade, é uma oportunidade do jovem sair de casa e encontrar uma outra atividade”, finalizou o comandante.