Início Geral Festa da Alegria | Solenidade marca abertura da 38ª edição da Oktoberfest

Festa da Alegria | Solenidade marca abertura da 38ª edição da Oktoberfest

Objetivo da comissão organizadora é chegar a meio milhão de visitantes neste ano

Brinde marcou abertura do primeiro barril de chope do evento
Fotos: Rodrigo Assmann

Fabrício Goulart
[email protected]

A exibição de um vídeo institucional sobre os 145 anos de Santa Cruz do Sul e a entrada de representantes das sociedades de damas, portando bandeiras, foram o ponto de partida, na quinta-feira, dia 5, para a abertura oficial da 38ª edição da Oktoberfest. Com muita música, alegria e expectativa de conquistar recorde de público e consumo de chope, a Festa da Alegria receberá os visitantes até o domingo, dia 8, e seguirá de 11 a 15 e de 19 a 22 de outubro. Objetivo é chegar, em 2023, a 500 mil visitantes e 150 mil litros.
A solenidade, realizada no Pavilhão Central, contou com o som da banda oficial da festa, Munich, a participação das soberanas – a rainha, Camila Eduarda Schaefer, e as princesas Marilia Fischer e Daniela Schoeninger –, e com a presença de diversas autoridades. Em seus discursos, pontuaram o sucesso daquela que é considerada a maior Oktoberfest do Rio Grande do Sul. “Prometemos dias de muita cultura, dança, música, gastronomia e alegria, para juntos realizarmos a maior festa alemã do Rio Grande do Sul”, disse o presidente desta edição, João Waldemar Goerck.
Presidente da Associação das Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), Ricardo Bartz agradeceu os diversos parceiros e patrocinadores, e destacou o envolvimento de centenas de pessoas para que o evento ganhasse forma. “Todas as nossas decisões, absolutamente todas, foram pensadas com um único propósito: a experiência do visitante”, disse, e pontuou ao final do discurso: “Viver na cidade da melhor e maior Oktoberfest, é bom demais.”
A prefeita, Helena Hermany, aproveitou o momento para fazer defesa da cadeia produtiva de tabaco, responsável por 70% do retorno de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) ao município. Além disso, celebrou a exibição do vídeo no início do evento. “É a verdadeira cidade que faz jus ao tema aqui se ama, aqui se faz”, destacou. Sobre a Oktoberfest, se disse encantada, e destacou a questão da economia: “Podemos dizer, sem sombra de dúvidas, que a Oktoberfest também é a festa das oportunidades.”
O governador Eduardo Leite foi representado na solenidade pela secretária da Cultura em exercício, Gabriella Meindrad. No início de sua fala, lembrou dos 200 anos da imigração alemã comemorados em 2023, e do “legado trazido por esses imigrantes através da fé e da cultura diversificada”. “Que a união seja o símbolo dessa Oktoberfest”, desejou a representante.
A solenidade, que acompanhou o tema desta edição, “Nossa História, Nosso Futuro”, contou ainda com a animação do casal símbolo da festa, Fritz e Frida, e seus filhos, Max e Milli. O ato ainda foi marcado por homenagens e participações especiais. Foi exibido um vídeo com o depoimento do ex-presidente Ênio Wermuth. Emocionado, lembrou da Festa Nacional do Fumo (Fenaf), antecessora da Oktoberfest, e destacou que esses momentos “deixam as tradições vivas”.
O desfile das ex-soberanas com seus filhos – representando o futuro da Oktoberfest –deixou o público emocionado. Os grupos de danças Oktobertanz e do Centro Cultural 25 de Julho também participaram da solenidade. Já no fim, foi realizado o tradicional brinde com a abertura do primeiro barril de chope.

Centro de Eventos é inaugurado durante a festa

O Centro de Eventos de Santa Cruz do Sul recebeu o público, na quinta-feira, dia 5, para o ato solene que marcou a inauguração da recém construída estrutura dentro do Parque da Oktoberfest. O local, que marca estreia com a Feirasul, foi apresentado à comunidade logo após a abertura oficial da Festa da Alegria.
A aposta do Executivo é de que seja um diferencial para o município, e que atraia programações variadas e de impacto para o turismo e a economia. Apesar da inauguração, o espaço não está totalmente pronto e ainda receberá acabamentos até dezembro deste ano. “É uma construção de grande qualidade, que nos trará muitos frutos através dos setores de turismo e eventos. Ela coloca Santa Cruz em destaque entre os municípios gaúchos, como um dos poucos com uma infraestrutura desta excelência e magnitude”, disse a prefeita, Helena Hermany.
O projeto foi doado pela Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e foi concebido pelos arquitetos Ronaldo Wink, Nathan Reichel, Paulo Herzog, Carolina Knies, Alex Brino, Kamila Kothe e Cristina Nedel, e engenheiros Ronaldo Basso e Fabiano Ferreira, sob coordenação do engenheiro Guenter Knies.
A obra totaliza 7.024,95 metros quadrados entre reforma e ampliação, com a construção de dois grandes espaços intercomunicáveis entre os pavilhões 2 e 3 do parque. A estrutura tem capacidade para 4 mil pessoas e pode sediar até dois eventos simultâneos. O projeto, orçado em R$ 11 milhões, foi executado pela empresa AZ Construções Ltda.
Os dois pavilhões novos têm característica multiuso, estando aptos para receber eventos de grande porte como congressos, exposições, shows, conferências e feiras. A Prefeitura também deverá executar, até meados do ano que vem, a revitalização dos pavilhões 2 e 3 do parque, anexos ao Centro de Eventos

Nova estrutura está localizada dentro do Parque da Oktoberfest

Ex-prefeito Armando Winck

Um Projeto de Lei foi encaminhado do Executivo à Câmara de Vereadores concedendo ao espaço o nome de Centro de Eventos Prefeito Armando Wink. Conforme Helena, nada mais justo do que homenagear o prefeito que organizou a primeira Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, em 1984. “Tenho certeza de que não tem lugar mais adequado para dar o nome de Armando Wink”, avaliou a prefeita. Participaram da solenidade, que teve corte de fita e apresentação de uma placa, familiares do ex-prefeito.