Início Rural Frente parlamentar em defesa dos produtores de tabaco é lançada

Frente parlamentar em defesa dos produtores de tabaco é lançada

Iniciativa tem objetivo de construir propostas para auxiliar setor produtivo

Por: Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Foto: Arquivo Riovale Jornal

De forma virtual, foi lançada oficialmente, dia 3, a Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores e Produtoras da Cadeia Produtiva do Tabaco. Coordenada pelo Deputado Estadual Zé Nunes (PT), a frente parlamentar foi formada com o objetivo de promover um amplo debate sobre o setor para construir propostas de políticas públicas de fomento, assistência técnica e garantia de comercialização (preço justo) entre os produtores e os outros elos da cadeia produtiva do Tabaco. 

Um total de 22 deputados estaduais se habilitaram em participar da Frente Parlamentar. Segundo o deputado Zé Nunes, a importância socioeconômica do tabaco para toda a Região Sul do Brasil é indiscutível, em especial no Rio Grande do Sul. “O cultivo do tabaco, como base da economia, está presente em aproximadamente 220 municípios, sendo cultivado em 130 mil hectares, por 75 mil famílias, e gera aproximadamente R$ 1,2 bilhão de recursos no RS”, informou o parlamentar.

O coordenador lembrou que a criação da Frente Parlamentar foi um dos encaminhamentos da audiência pública realizada final do mês junho quando os produtores, frustrados com o baixo índice de reajuste e com o método de classificação do tabaco adotado pelas empresas, alegaram não ter como arcar com compromissos com instituições financeiras e nem efetivar a próxima safra, e manifestaram que queriam ser ouvidos na classificação do produto e no levantamento de custos.

No Estado, a participação do tabaco representa 10% no total das exportações, e é composta por empresas que estão entre as mais sofisticadas do gênero no mundo, utilizando modernos conceitos de produção e equipamentos de industrialização de última geração. Os municípios de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires concentram o maior número de empresas, constituindo um dos maiores complexos de processamento de tabaco existentes no mundo. (Com informações da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul)