Início Educação Decreto do Governo Estadual permite aulas presenciais a partir de hoje

Decreto do Governo Estadual permite aulas presenciais a partir de hoje

Foto: Divulgação

No último sábado, 5, o governo do Rio Grande do Sul publicou o decreto que autoriza o retorno às aulas presenciais a partir desta terça-feira, 8.  Como já previsto anteriormente, o retorno das atividades escolares será de forma escalonada, com data final em 12 de novembro. Os primeiros alunos a retornarem serão os do ensino infantil.

Para que esse retorno seja possível, é necessário que a região esteja na bandeira laranja ou amarela, o que é o caso de Santa Cruz. As escolas também deverão cumprir uma série de requisitos, como ter um Plano de Contingência, Monitoramento e Controle da epidemia de Covid-19, aferição da temperatura dos alunos, entre outros. A ocupação máxima de alunos em cada sala de aula será de até 50%. Fica proibida a realização de atividades coletivas que envolvam aglomeração ou contato físico.

Em Santa Cruz do Sul após reunião com a secretária de Educação, Juliana Bach, o secretário de Saúde, Giovani Alles e a procuradora geral do Município, Trícia Schaidhauer, o prefeito Telmo Kirst decidiu encaminhar para análise do Gabinete de Emergências a proposta do Governo do Estado de retorno gradual das atividades presenciais nas escolas. A intenção da prefeitura, segundo Kirst, é garantir um retorno seguro dos alunos à escola. A prefeitura deve definir o calendário de retorno e analisar os protocolos. “A tendência é acompanhar a abertura dos educandários da rede municipal com as escolas do Estado. Não há nada pior para um prefeito do que ver nossas escolas vazias, mas é necessário promover uma retomada segura das aulas, respeitando as questões sanitárias”, afirmou. Hoje a Prefeitura deve ter um encontro com representantes da rede particular de ensino para debater um cronograma municipal.

No decreto também consta a possibilidade de pais e responsáveis decidirem não mandar os alunos para as escolas. Neste caso, eles devem comunicar as instituições de ensino para que o ensino remoto seja mantido a estes alunos.

Calendário proposto pelo Estado:

Ensino infantil: 8 de setembro de 2020;
Ensino Superior e Ensino Médio: 21 de setembro de 2020;
Ensino Fundamental/anos finais: 28 de outubro de 2020; e
Ensino Fundamental/anos iniciais: 12 de novembro de 2020.