Início Geral Guia de Profissões traz uma síntese dos cursos superiores

Guia de Profissões traz uma síntese dos cursos superiores

Muitas dúvidas surgem para os estudantes após a conclusão do Ensino Médio sobre qual o curso superior seguir. Buscando auxiliar os futuros profissional o  Riovale Jornal traz no Guia de Profissões 2013 a temática de diversos cursos oferecidos pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e Uninter Grupo Educacional. No contexto do caderno especial também a palavra de profissionais sobre o mercado de trabalho.

ADMINISTRAÇÃO: O curso de bacharelado forma profissionais aptos a interferir na realidade das organizações, enfrentando as transformações do mercado e da sociedade. Administradores com consciência ética e responsabilidade social, criativos, hábeis em negociar, decidir e liderar, nas diversas atividades do campo dos negócios e da administração.
ATUAÇÃO: Recursos humanos, marketing, financeiro, investimentos, operações e logística e qualidade e estratégia; funções de planejamento, organização, direção e controle; como empreendedor, assessor, consultor, colaborador ou pesquisador nas áreas relacionadas.

ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS: Graduação Tecnológica – Forma profissionais para o projeto, o desenvolvimento, a implantação e a avaliação de sistemas de informação nas organizações, utilizando os conhecimentos científicos e tecnológicos da computação, com vistas a atender às necessidades da sociedade, bem como às demandas do setor produtivo da região.
ATUAÇÃO: Análise, projeto, documentação, especificação, teste, implantação e manutenção de sistemas computacionais de informação; trabalho com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas que representam a melhor solução para um dado problema; emprego de linguagens de programação e de metologia de construção de projetos; responsabilidade pela qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais nas organizações.

ARQUITETURA E URBANISMO: Bacharelado -Forma profissionais habilitados para elaboração, desenvolvimento e execução de projetos arquitetônicos e urbanísticos. Adquirindo senso estético, criativo e funcional apurado, o estudante aprende a integrar tecnologias com responsabilidade social e ambiental na produção do espaço. O currículo é estruturado em cinco áreas: Projeto Arquitetônico, Planejamento Urbano e Paisagismo, História e Teoria, Tecnologia da Construção e Representação.
ATUAÇÃO: Planejamento, projeto design, elaboração de pareceres técnicos e execução em: arquitetura de edificações e interiores, paisagismo, restauro e reforma das edificações, planejamento urbano e regional, instalações, equipamentos e conforto ambiental e gestão de obras; empresas, instituições e/ou organizações públicas e privadas; empreendimentos próprios.

CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO: Bacharelado – O estudante aprimora conhecimentos no uso inteligente de hardware e software, solucionando problemas nas organizações. Formação atualizada que acompanha a constante evolução tecnológica do setor, aliando teoria e prática a aspectos sociais e humanísticos.
ATUAÇÃO: Redes de computadores; análise de projeto de sistemas; engenharia de software; arquitetura de computadores; sistemas operacionais; computação gráfica; inteligência artificial e análise de sistemas.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: Bacharelado – Biologia vista de forma holística e integradora, utilizando a pesquisa como ferramenta na solução de problemas. Forma biólogos comprometidos com o meio ambiente e a qualidade de vida, com amplo conhecimento teórico-prático, assegurado por atividades diversificadas e saídas de campo.
ATUAÇÃO: Órgãos públicos e privados; jardins zoológicos, parques e reservas naturais; empresas e indústrias; estações biológicas e áreas de proteção ambiental; instituições de pesquisa; empresas de turismo ecológico e herbários; biotérios, criadouros e estações de cultivo.

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: Licenciatura – Ciência vista de forma moderna e integrada, no intuito de formar biólogos com amplo conhecimento teórico-prático. Por meio de atividades diversificadas e saídas de campo, prepara profissionais comprometidos com os quatro pilares da educação: aprender a ser, conviver, fazer e conhecer.
ATUAÇÃO: Docência nos ensinos fundamental e médio.

CIÊNCIAS CONTÁBEIS: Bacharelado – Forma profissionais capacitados a compreender e interagir em questões técnicas, científicas, econômicas, financeiras e sociais, em âmbito regional, nacional e internacional, nos diferentes modelos de organização. O estudante do curso possui um amplo mercado de trabalho, para o qual estará apto, pela formação multidisciplinar, a acompanhar a evolução tecnológica e as mudanças com consciência, ética e responsabilidade social.
ATUAÇÃO: Controladoria; Escrituração e Gestão Contábil e Fiscal; auditoria interna e independente; auditoria dos Tribunais de Contas; perícia contábil; contabilidade de custos e gerencial; contabilidade e planejamento tributário; contabilidade socioambiental; consultoria econômico-financeira; fiscalização de tributos federais, estaduais e municipais; assessoria para gestão empresarial; empresário da contabilidade e docência e pesquisa na área contábil.

CIÊNCIAS ECONÔMICAS: Bacharelado – O estudante adquire perfil generalista, criativo e flexível, tornando-se capaz de atuar em equipes multidisciplinares, com ética e compreensão de questões científicas, econômicas, sociais e políticas. Através de sólida formação teórica e aplicada, o acadêmico poderá optar pelas seguintes áreas de concentração: Agronegócios, Economia Internacional, Economia do Meio Ambiente e Finanças Empresariais.
ATUAÇÃO: Análises econômico-financeiras privadas e governamentais; gestão e investimentos financeiros; propor e executar soluções para o desenvolvimento econômico; empreendedor na iniciativa privada; análise de mercados e condições de concorrência, formulando estratégias empresariais; agente de decisão e planejamento estratégico no ambiente interno e externo das empresas e avaliação de impactos socioambientais dos investimentos econômicos.

CIÊNCIAS SOCIAIS: Licenciatura – Apto a analisar, diagnosticar e monitorar intervenções na sociedade, o profissional tem como material de análise relações familiares, crenças, formação do Estado, funcionamento das instituições e comportamento social e político. O acadêmico é preparado para atuar nas áreas de Antropologia, Política e Sociologia.
ATUAÇÃO: Docência nos ensinos fundamental e médio; realização de projetos e planejamento para políticas públicas e sociais, bem como para o setor privado, nas áreas de recursos humanos e responsabilidade social; assessoria política e ONGs e realização de pesquisas sociais.

COMUNICAÇÃO SOCIAL – JORNALISMO: Bacharelado – Currículo voltado para a formação humanística e tecnológica, com responsabilidade social na divulgação de informações. O estudante aprende a produzir e editar notícias e imagens com ética e consciência da sua influência na opinião pública, além do comprometimento com a verdade e a cidadania.
ATUAÇÃO: Produção, apuração, redação e edição de texto e imagem em jornais, revistas, portais, sites, emissoras de rádio e televisão e assessoria de imprensa.

COMUNICAÇÃO SOCIAL – RADIALISMO – PRODUÇÃO EM MÍDIA AUDIOVISUAL: Bacharelado – O produtor audiovisual é capaz de ver e ouvir o cotidiano com muito mais luzes, cores e sons, criando produtos para os mais diversos públicos e objetivos. Ética, capacidade reflexiva e domínio da técnica em produções para televisão, rádio, cinema, web e mercado em geral caracterizam o profissional.
ATUAÇÃO: Produção de VTs publicitários, vídeos institucionais, documentários e produtos para Internet em produtoras de vídeo, agências de publicidade e propaganda e assessorias de comunicação; produção, edição e direção de programas em emissoras de televisão e de rádio; roteiro, produção e iluminação para cinema em empresas cinematográficas.

COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA: Bacharelado – Forma um profissional competente no desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias, na elaboração e promoção de marcas e na realização de pesquisas mercadológicas. Habilidoso em combinar necessidades e características do mercado e do comportamento do consumidor, com conhecimentos de estética audiovisual, cultural geral e ética, o profissional é apto a planejar, criar, produzir e veicular soluções em comunicação com finalidade publicitária.
ATUAÇÃO: Atendimento, planejamento, criação, produção, pesquisa, mídia, marketing e gestão, em agências de publicidade e propaganda e assessorias de comunicação ou marketing de empresas públicas e privadas; veículos de comunicação e empresas dos setores audiovisual, multimídia, internet e gráfico.

COMUNICAÇÃO SOCIAL – RELAÇÕES PÚBLICAS: Bacharelado – Adquirindo competência comunicativa, cultura geral e exercitando a criatividade, o estudante de relações públicas aprende como ser um estrategista de comunicação em empresas junto aos seus públicos de interesse, por meio de planejamentos estratégicos. Além disso, pode ser também responsável pela produção e execução de planos, projetos, eventos e campanhas mercadológicas institucionais e sociais.
ATUAÇÃO: Assessoria, pesquisa, planejamento e avaliação em empresas de comunicação; consultoria; assessoria em eventos; ONGs, órgãos e instituições governamentais, empresas privadas e do terceiro setor.

Mathias Unfer

Diversas opções para os futuros profissionais

Textos: Ana Souza
Edição: Alyne Motta
Arte de Capa e Diagramação: Richard Maas e Gelson Pereira