Início Religião Histórias que vale a pena contar

Histórias que vale a pena contar

P. Rosemar Ahlert

Uma coisa pedi ao SENHOR, e a buscarei: que possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR, e inquirir no seu templo”. Sl 27.4
Neste período se escreve e fala muito sobre advento e Natal. Tomo a liberdade de contar uma história em que os leitores encontrarão nas entrelinhas o espírito de Natal. Dia desses conheci um casal de pouco mais de setenta anos. Estavam numa igreja para o culto de domingo. Eles têm atrás de si uma longa e bela história de vida e trabalho. Ela se ressente dos efeitos de uma AVC que lhe afetou seriamente a memória. Esquece-se das coisas muito rapidamente.  Ele vê pouco e ouve pouco.
Contou-me que não pode ajudar a cantar nos cultos, pois não enxerga a letra miúda. Segundo ele, praticamente não ouve nada do que é dito.  Mesmo assim, o casal se desloca por vários quilômetros, de ônibus, para estar na igreja na manhã de domingo.
Uma pergunta (estúpida) que se poderia fazer é: o que eles vão fazer na Igreja se ela esquece rapidamente e ele não houve direito a mensagem? Ainda mais nestes tempos em que tantos desfilam desculpas e mesmo tendo boa saúde, excelente audição e visão, acham duro levantar e ir até um templo para uma oração.  Neste caso que lhes conto haveria muitas desculpas plausíveis que, no entanto, são deixadas de lado. Por isso este casal é um exemplo. Na verdade, na visita que lhes fiz, não ouvi lamentos por causa das evidentes limitações. Apenas gratidão.
“O que vale é a intenção, é a comunhão com Deus e com as outras pessoas”. Foram as sábias palavras daquele homem que, para me servir um chá, precisou primeiro localizar a xícara com a mão.  Assim como eles, certamente há muitos outros que não fazem caso das adversidades e mostram otimismo, coragem e determinação. Exemplos de amor e cuidado.
Não é necessário ouvir bem e enxergar bem para estar bem. Não é necessário ter tudo ou saber tudo. Quem tem tudo por vezes não tem nada. Quem sabe tudo, sabe demais. Mais vale a humildade, a solidariedade e o amor que, de alguma forma, tem tudo a ver com o verdadeiro Natal.
Os maiores exemplos de superação vêm muitas vezes de onde não se espera. Para quem é jovem e tem boa saúde não pode ser difícil se deslocar por alguns quarteirões para louvar ao Deus da vida por incontáveis. Para outros, por vezes, é bem mais difícil. Contudo, estes são os que nos surpreendem com histórias que vale a pena contar.