Guilherme Athayde
[email protected]
Um incêndio de grandes proporções atingiu um depósito de fumo da empresa Universal Leaf Tabacos, localizado na BR-471 em Santa Cruz do Sul, nas proximidades da estrada de acesso ao Parque de Eventos. O fogo iniciou no sábado, 12, pouco depois das 19 horas. O prédio, com 33 mil metros quadrados e que era alugado pela empresa fumageira, guardava fumo pronto para a produção de cigarros.
O sinistro foi atendido por equipes do corpo de bombeiros de Santa Cruz do Sul e Vera Cruz, e também por equipes anti-incêndio da empresa. Segundo o capitão dos bombeiros, Joel Dittberner, a parte mais intensa do incêndio aconteceu no sábado, e nesta segunda não existiam mais focos de fogo, apesar de o tabaco que era guardado no pavilhão ainda estar em brasa, causando fumaça no local, que era possível de ser vista da estrada. “Na verdade não temos mais incêndio em si, temos focos isolados e aquilo ali virou uma brasa, tipo carvão, é como o cigarro queima, aos poucos, com pouco fogo. Estamos fazendo o trabalho de monitoramenteo, uma equipe sempre está por lá, caso uma eventualidade”, disse o oficial dos bombeiros nesta segunda à tarde.
Segundo o capitão Joel, agora cabe à Universal Leaf aguardar a finalização do trabalho da seguradora, para que o material seja retirado e a ocorrênica se dê por finalizada. Cerca de 50 bombeiros foram utilizados durante o final de semana para combater o fogo. Nesta segunda-feira, um caminhão de bombeiros seguia à disposiçao para o monitoramento do sinistro. “Agora precisa da intervenção da própria empresa, se deixar queimando daquele jeito vai ficar mais uma semana. Não há risco para as edificaçõs vizinhas. O prédio está 100% comprometido e todo o produto se perdeu”.
A Universal Leaf Tabacos divulgou um comunicado oficial, onde o presidente da empresa e CEO para a América do Sul, Cesar Augusto Bünecker agradeceu ao Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal e demais instituições pelo esforço empreendido na ação contra o incêndio. A fumageira não divulgou informações sobre o prejuízo causado e as providências que serão tomadas. As causas do incêndio serão investigadas pela Polícia Civil.

















