Início Educação Inep divulga novos procedimentos

Inep divulga novos procedimentos

Jéssica Ferreira
[email protected]

Foi disponibilizado na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) o cartão de confirmação de inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para este ano, o mesmo não será enviado pelos Correios, sendo assim, o estudante deverá acessá-lo pela internet, na página do participante no site do Enem.

Segundo informações divulgadas em nota pelo presidente do Inep, Francisco Soares, uma das motivações para a mudança está relacionada com o custo de produção gráfica e distribuição dos cartões. Segundo ele, serão economizados cerca de R$ 16,5 milhões. Além disso, outra motivação é devido à mudança no perfil dos candidatos – que estão muito mais familiarizados com a internet, portanto, tais alterações não serão prejudiciais aos alunos.

Para acessar o cartão, o participante deverá informar o número do seu CPF e a senha – esta que fora criada no momento da inscrição, mas, em caso de esquecimento, ela poderá ser recuperada via e-mail ou por mensagem SMS no celular. Além do local da prova, o cartão contém o número de inscrição, data e horário das provas, a opção de língua estrangeira, solicitação de certificado do ensino médio, se for o caso, além da indicação do atendimento especializado ou específico, se houver sido solicitado pelo participante.

A indicação recomendada por Soares, é que o estudante imprima e leve o cartão para o local de prova. Além disso, é importante que o estudante também conheça o local com antecedência onde será aplicada a prova. Em relação a isto, as provas serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro em todos os estados e no Distrito Federal. Os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h, no horário de Brasília. Entretanto, os malotes das provas, só serão abertos meia-hora após o fechamento dos portões.

Relação das inscrições

Cerca de 7,7 milhões de candidatos confirmaram a inscrição e 867,9 mil vão utilizar a prova para obter a certificação de ensino médio. O total de inscrições é de 11,19% menor em relação a 2014. O número de estudantes que farão o Enem pela primeira vez também caiu em relação aos últimos anos, sendo que em 2015, mais de 2,6 milhões passarão pelo teste pela primeira vez; em 2014, o número havia chegado a 5,3 milhões.

Entretanto, o presidente do Inep afirmou que o total de candidatos inscritos é muito maior que o número daqueles que terminam o ensino médio, que deve ficar em torno de 1,5 milhão de alunos em 2015. Em relação às inscrições por faixa etária e gênero, permanecem semelhantes às dos anos anteriores. Soares destacou que é alto o número daqueles que declaram a cor/raça no Enem, 97,95% dos inscritos. Isto é, do total de inscritos, 45,48% se declararam pardos, 37,16% brancos, 12,69% pretos, 2,5% amarelos e 0,58% indígenas. Além disso, pessoas com deficiência ou condição especial também puderam solicitar atendimento específico. Do total de inscritos, serão 57 mil atendimentos especializados para pessoas que se declararam com alguma deficiência. Também serão prestados 92,8 mil atendimentos específicos para idosos, pessoas que guardam o sábado, gestantes, lactantes e hospitalizados.

Para ajudar os candidatos a se prepararem para o Enem, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) preparou o aplicativo Questões Enem, que reúne todas as perguntas, desde a edição de 2009. No sistema, é possível escolher as áreas de conhecimento que se quer estudar e o acesso é gratuito.