Se formos considerar a evolução das espécies, a história da computação é bem recente. O primeiro equipamento a surgiu foi o ábaco, usado desde 2000 a.C; constava de um tabuleiro retangular de madeira, com fileiras de arames nos quais deslizavam pequenas bolas, ou argolas, usadas em operações aritméticas, feitas manualmente, movimentando-se as bolas em grupos. Em 1641, aos 18 anos de idade, o matemático, físico e filósofo francês Blaise Pascal inventou a primeira máquina calculadora. Em 1834 o matemático inglês Charles Babbage criou uma máquina de calcular analítica que tinha muitas das características dos computadores modernos.
Através dos projetos de Babbage é que provêm grande parte da arquitetura lógica e estrutura dos computadoras atuais. Em 1936, as ideias de Babbage foram comprovadas, quando um jovem matemático inglês, Alan Turing, publicou um artigo chamado “On computable numbers” (Sobre números computadorizados). Depois da Segunda Guerra Mundial, Turing colaborou no projeto do primeiro computador eletrônico dos Estados Unidos, o Eletronic Numerical Integrator and Calculator (Eniac), desenvolvido na Universidade da Pensilvânia, em 15 de agosto de 1946. O Eniac foi o primeiro equipamento que mereceu ser chamado de computador, apesar de operar com válvulas, era totalmente eletrônico e processava dados com eficiência. Conta-se que esse computador nasceu do esforço dos EUA para construir a bomba atômica no fim da Segunda Guerra Mundial.
No Brasil a introdução da informática ocorreu em 1971, quando foi realizado na Universidade Federal de São Carlos um seminário intensivo sobre o uso de computadores no ensino de Física, ministrado por E. Huggins, especialista da Universidade de Dartmouth, E.U.A. (Souza, 1983). Neste ano, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras promoveu, no Rio de Janeiro, a Primeira Conferência Nacional de Tecnologia em Educação Aplicada ao Ensino Superior (I Contece). Durante o evento, um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), acoplou, via modem, um terminal no Rio de Janeiro a um computador localizado no campus da USP (Souza, 1983).
Newtec Copiadoras: há 17 anos no ramo de informática
Ana Souza
[email protected]
É através da dedicação do proprietário André Dotto que a Newtec Copiadoras está chegando aos 17 anos no ramo da informática. Situada na Rua Carlos Trein Filho, 1151, presta serviços no mercado de copiadoras, impressoras, informática, locação de impressoras, além de recarga de cartuchos.
O diferencial da Newtec está em atender com qualidade os clientes. Os serviços estão focados nas empresas, escolas e prefeituras de aproximadamente 25 municípios que estão situados nos Vales do Rio Pardo, Taquari e região Carbonífera.
Conforme André Dotto, a Newtec Copiadoras está focada em priorizar o tempo e a resposta do cliente. “Buscamos sempre realizar um bom trabalho e cumprir os prazos estabelecidos, assim teremos a certeza de atingir nosso objetivo. A Newtec, além de atender o ramo de copiadoras e impressoras, presta assistência em informática, com vendas e manutenção de computadores, acessórios e suprimentos.”
Ana Souza

Newtec está localizada na Rua Carlos Trein Filho, 1151
Sil Informática: duas décadas de experiência em assistência
Atuando com uma rede autorizada com mais de 20 marcas conhecidas e vendidas em todo o Brasil, a Sil Informática possui mais de 20 anos uma experiência em assistência técnica especializada em informática, trabalhando com garantia de fábrica e garantia estendida. Localizada na Rua Tiradentes, 1024, no Bairro Goiás, opera no conserto e manutenção de computadores e notebooks. Depois de duas décadas na cidade de Rio Pardo, a Sil Informática sentiu a necessidade de expandir os negócios e atender um leque maior de empresas na região, por isso mudou-se para Santa Cruz do Sul este ano.
O proprietário e técnico responsável, Nelson Luiz dos Santos, possui experiência de mais de 20 anos de convívio diário com computadores que rodam Windows. “Acreditamos que após uma manutenção corretiva, cuidadosa e conscientizando os funcionários sobre o modo correto de operar um computador, dificilmente será necessário fazer manutenções semanais, quinzenais ou mensais”, garante.
A empresa trabalha com manutenção e assistência técnica autorizada e especializada em equipamentos eletrônicos, automação, climatizadores, computadores e notebooks das marcas: Semp Toshiba Informática (STI), Meoo, Daten Computadores e Zmax Computadores, Pcmix, Syma Computadores, Dexpc Computadores, Cecomil, Cach Way-Argox, Genialtec, Icc, Joape Climatizadores, Magnet Marelli, Smart Tech, Plug Pc, Garantia Estendida Cardif do Brasil E Garantec.
Câmeras de segurança com acesso remoto
Um dos diferenciais da Sil Informática são as instalações e configurações de câmeras de segurança com acesso remoto. A empresa realiza o desenvolvimento, implantação, monitoramento e suporte em sistemas de segurança eletrônica. “Contamos com profissionais altamente qualificados de forma a oferecermos as melhores soluções para empresas e residências. Trabalhando com os melhores equipamentos e fornecedores, proporcionamos o que existe de mais eficiente em sistemas de segurança eletrônica. Efetuamos também Instalação, configuração e resolução de problemas de acesso à Internet ou em redes wireless e cabeadas”, ressalta a proprietária Silvana Maria Fanfa Santos.
De acordo com Silvana, os avanços tecnológicos neste segmento são constantes e, por isso, as possibilidades são inúmeras para as especificações de cada caso. “Nossos consultores têm mais de 10 anos de experiência no mercado de segurança eletrônica e podem desenvolver projetos totalmente focados nas necessidades de cada cliente. A análise tem por finalidade detectar pontos de risco e, na condição de parceria, propormos sugestões para melhoria do sistema de segurança e portaria e com isso minimizar futuros problemas”, esclarece.
A Sil Informática está sempre atenta aos movimentos do mercado atual, com o objetivo de oferecer aos seus clientes o melhor serviço possível. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3053-0031, pelo site http://www.silinformatica.com.br/contato, ou, diretamente na empresa de segunda a sexta-feira, das 8h30 ao meio-dia, e das 13h30 às 18h; aos sábados das 8h30 às meio-dia.
Câmeras de Segurança (CFTV)
Existe uma grande variedade de modelos de câmeras. As versões costumam se diferenciar em relação ao tamanho, alcance e qualidade de imagem.
O sistema de CFTV, ou circuito fechado de televisão, é a forma mais eficiente de produção de imagens em tempo real para sistemas de segurança. Constituído por câmeras, meio de transmissão e monitor, pode ser utilizado em inúmeras aplicações. Desde escolas, condomínios, residências, estabelecimentos comerciais, empresas até instituições financeiras.
O número de câmeras utilizado em um sistema CFTV, depende da complexidade da área a ser monitorada, sendo que nossos consultores irão analisar cada situação para oferecer a melhor solução. O CFTV pode ser analógico ou digital, e o sistema digital pode ser transmitido via internet ou até via celular em Wap ou 3G.
ANA SOUZA
Localizada na Rua Tiradentes, 1024, no Bairro Goiás, opera no conserto e manutenção de computadores e notebooks
Proprietário e técnico responsável, Nelson Luiz dos Santos, possui experiência de mais de 20 anos na profissão














