Início Saúde Iniciam as obras do posto de saúde sustentável

Iniciam as obras do posto de saúde sustentável

Para a próxima semana está previsto o início da estrutura de contenção da área

Desde essa terça-feira, 14, equipes da empresa contratada para construir o primeiro posto de saúde sustentável do Brasil estão mobilizadas na Rua da Pedreira, no Bairro Pedreira, em Santa Cruz do Sul. Segundo o empresário e responsável técnico, Carlos Arnholdt, foram iniciados serviços preliminares, como limpeza, cercamento do terreno, colocação de contêineres e instalações para os funcionários. Para a próxima semana está previsto o início da estrutura de contenção da área, etapa que deve ser concluída em cerca de 45 dias e antecede a terraplenagem. 
A obra deve ser concluída até o fim do ano. Em torno de 4,2 mil pessoas serão beneficiadas com a ESF. Ela terá um sistema para coleta e armazenagem de água da chuva, que permitirá a utilização de recursos hídricos não-potáveis nas descargas dos vasos sanitários e também para regas nos canteiros e horta da unidade. As lâmpadas usadas serão 100% de led e 70% do abastecimento elétrico do local será feito com energia renovável. Para isso, placas fotovoltaicas serão instaladas e garantirão quase a totalidade da energia consumida no local. 
O posto contará, também, com uma horta para cultivo de chás e plantas medicinais livres de agrotóxicos. Restos de alimentos, legumes e vegetais se transformarão em adubo orgânico por meio de composteiras que também serão instaladas na unidade. Com investimento de pouco mais de R$ 1 milhão, a estrutura física é completa por farmácia, salas de triagem, de recepção, de espera, de atividades coletivas, de agentes comunitários, de saúde, de vacinas, de administração, de procedimentos, de curativos e de observação, além de três consultórios médicos e um odontológico, central de material esterilizado simplificada, copa, quatro banheiros (dois acessíveis), depósito de material de limpeza, rouparia, varanda e área de ambulância. 
O projeto é assinado pela arquiteta do Município, Karianne Pacheco. A nova unidade carregará o nome de uma importante personalidade santa-cruzense, o sambista Alcemiro dos Santos. A ESF Pedreira será o primeiro de seis postos de saúde sustentáveis que serão construídos em Santa Cruz do Sul – os outros serão do Ana Nery/Figueira, Glória, Central, Aliança e Viver Bem.