Início Sem categoria (Ins)Pirados completa um ano e faz balanço

(Ins)Pirados completa um ano e faz balanço

Cristiano Silva
[email protected]

Christofer Dalla Lana

Grupo teatral santa-cruzense formado por Joe Nunes e Vanessa Schuh
produziu diversos projetos culturais no ano passado

Após um ano de intensa atividade, o grupo de teatro (Ins)Pirados, de Santa Cruz do Sul, fez um pequeno balanço de suas andanças em 2013, projetando muita ação em 2014 em prol da cultura e da arte. Trabalhar o teatro para além do simples entretenimento, ainda mais nesses tempos conturbados onde os valores da sociedade parecem ruir a cada dia, é um desafio que o grupo de teatro (Ins)Pirados tem tomado para si desde a sua criação. Sabendo do poder que a arte tem de influenciar através de sua linguagem, o grupo tem como objetivo trazer para a cena temas que fazem parte do desafio diário dos professores e professoras, dando assim a sua parcela de contribuição na educação das crianças.
A terceira temporada do espetáculo infantil “O Mundo de Pitanga” levou a arte do teatro para muitos cantos do estado. A parceria direta com escolas da rede pública de ensino, locais escolhidos como porta para acessar o maior número de crianças, fez com que fosse possível que municípios como Encruzilhada do Sul, Pântano Grande, Ibarama, Paraíso do Sul, Pouso Novo e tantos outros (bem como os seus respectivos interiores) recebessem teatro profissional e de qualidade, indiferente o número de alunos e o espaço existente (ou não existente) para a realização do espetáculo.
Segundo Vanessa Schuh, atriz e diretora do grupo, apesar de todos os esforços da trupe em alcançar o maior número de locais de trabalho, as secretarias de educação e principalmente as direções das escolas conseguem ter a real compreensão de que a arte vai muito além do entretenimento e que ela se trata de algo necessário para o desenvolvimento das crianças e das próprias dinâmicas educacionais. Ainda segundo Vanessa, investir financeiramente, deixando de lado o assistencialismo e o clientelismo, reconhecendo os artistas como trabalhadores, mostrando uma visão inteligente sobre a arte e a cultura, é outra característica dos gestores educacionais e públicos que têm levado as peças do (Ins)Pirados até suas cidades e escolas.

OFICINAS E FUTURO

Christofer Dalla Lana

Joe Nunes e Vanessa Schuh, integrantes do grupo de teatro (Ins)Pirados,
realizou diversos trabalhos em prol da cultura em 2013

Tal clareza em reconhecer e investir na arte como ferramenta de aprendizado e peça fundamental na evolução intelectual e integração entre o lúdico e o pedagógico, pode ser traduzida na parceria entre a prefeitura Municipal de Herveiras e o Teatro (Ins)Pirados para 2014, quando a cidade disponibilizará para todos os alunos da rede pública, de forma gratuita, oficinas contínuas de teatro.
As oficinas que irão durar um ano, são frutos do surpreendente resultado e da repercussão do trabalho que o (Ins)Pirados realizou em 2013 na cidade, onde, em uma parceria com a direção da Escola Estadual Emílio Alves Nunes, suas aulas semanais de teatro resultaram no primeiro grupo de teatro de Herveiras e na sua montagem “Inversão” que, de forma experimental, já foi apresentada inclusive na cidade de Encruzilhada do Sul.
Além dos estudantes de Herveiras a maturidade ativa de Venâncio Aires também receberá pelo segundo ano as oficinas do (Ins)Pirados, esses através de Projeto do Serviço Social do Comércio (Sesc).
Um ano intenso, de muitas parcerias e projetos. É assim que Joe Nunes e Vanessa Schuh, os integrantes do grupo, que está comemorando seus sete anos, veem o ano de 2014. Além da solicitada quarta temporada de “O Mundo de Pitanga”, o grupo prepara sua nova peça infanto-juvenil e também a volta do seu laboratório de teatro de rua (Tribo de Rua).
Além dos contratos já assinados o grupo estuda novas propostas até fevereiro, quando abre a sua agenda para o agendamento dos espetáculos.Mais informações sobre os (Ins)Pirados podem ser adquiridas no site www.teatroinspirados.blogspot.com ou na página do Facebook www.facebook.com/Teatroinspirados.