Início Educação Intercâmbio | Rumo ao ambiente da Floresta Negra

Intercâmbio | Rumo ao ambiente da Floresta Negra

Alunas do Mauá participam de programa na Alemanha com visitas a países vizinhos

Diretor Nestor Raschen com Laura Oliveira, Juliane, Laura Biersdorf e Victoria
Regina Colombelli/Mauá

Em mais uma edição do tradicional Intercâmbio de Estudantes do Colégio Mauá, quatro alunas da instituição embarcam neste próximo mês de janeiro para Freiburg, cidade localizada na região da Floresta Negra, no Sul da Alemanha. São elas: Laura Câmara de Oliveira, Juliane Machado Pacheco, Laura Jackisch Biersdorf e Victoria Vasconcellos Chaves Horta.

O grupo integra a delegação da Rede Sinodal, composta também por 13 alunos do Colégio Evangélico Alberto Torres, de Lajeado, e quatro do Colégio Sinodal, de São Leopoldo. A professora Roseli Kussler, de Lajeado, acompanhará os estudantes e coordenará as atividades em território alemão.

O período de intercâmbio vai de 17 de janeiro a 21 de fevereiro. Nas primeiras quatro semanas, os jovens terão aulas de alemão na escola de idiomas Alpádia, pela manhã, e visitas culturais à cidade e à região da Floresta Negra, à tarde. Estão previstas excursões a Paris (França), Basel (Suíça) e aos Alpes Suíços.

Durante essa fase, os intercambistas ficarão hospedados em casas de família, vivenciando o cotidiano local. A última semana será dedicada a viagens a Munique e Berlim, com visitas a pontos turísticos e locais históricos da capital alemã. Tudo isso poderá se resumir em duas palavras: experiência transformadora.

“Eles têm a oportunidade de conhecer e vivenciar a cultura e a história moderna, além de aperfeiçoar seus conhecimentos no idioma estudado no colégio”, destaca a professora de Alemão do Mauá, Marlise Müller. Segundo ela, muitos participantes acabam retornando à Alemanha mais adiante para cursos superiores ou especializações.

O diretor-geral do Mauá, Nestor Raschen, ressalta a tradição da iniciativa. “O intercâmbio com a Alemanha ocorre há mais de três décadas, sendo o pioneiro do Colégio Mauá para a experiência de vivências internacionais. Estamos muito felizes com as oportunidades ofertadas aos nossos alunos”, enfatiza.

O que dizem as participantes

“Sempre foi um grande desejo meu estudar fora, aprender sobre novas culturas, línguas, lugares e conseguir assim conhecer pessoas de outros lugares do mundo. Tenho muitas expectativas boas em relação a isso.” – Laura Câmara de Oliveira

“Além de melhorar a pronúncia (do idioma alemão), também estou ansiosa para visitar diversos lugares históricos do país e compreender melhor a forma como os alemães interagem entre si diariamente.” – Juliane Machado Pacheco

“Tenho muitas expectativas para a viagem, mas espero que possamos conhecer diversos pontos turísticos e pessoas maravilhosas, além de aprender mais sobre a língua e cultura.” – Victória Vasconcellos Chaves Horta

“Essa viagem representa descobertas, amadurecimento e memórias que vão marcar para sempre essa fase da vida.” – Laura Jackisch Biersdorf