Início Geral Inverno começa com grande alternância nas temperaturas

Inverno começa com grande alternância nas temperaturas

Variação no clima deve ser a principal característica das próximas semanas

Lavignea Witt
[email protected]

A semana que vem será marcada pelo início oficial da estação que causa polêmica entre muitas pessoas. Enquanto algumas afirmam amar a temporada de frio, outras dizem sofrer com as consequências do período. No calendário, o inverno de 2022 começará às 6h14 desta terça-feira, 21, e terá fim em 22 de setembro, uma quinta-feira, às 22h04. A época é caracterizada por menor incidência dos raios solares, queda de temperatura, chuvas e nevoeiros.


De acordo com o Climatempo, a passagem de massas de ar frio será frequente, mas nem todas tão abrangentes como a da segunda quinzena de maio. O clima gélido poderá ser mais rigoroso nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste – sobretudo em Mato Grosso do Sul –, mas não estará presente o tempo todo.
O La Niña, que se intensificou durante o outono, está perdendo sua força, mas as porções central e leste do Pacífico Equatorial continuam frias, com temperaturas abaixo da média. Ou seja, por mais que o fenômeno esteja em tendência de queda, não quer dizer que a estação seja menos fria. Em relação à neve, as segundas quinzenas de junho e julho seriam as mais propícias para a sua ocorrência. Contudo, é preciso muito frio e umidade, o que só será possível prever com sete dias de antecedência.


O inverno é marcado pelo período menos chuvoso das regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte das regiões Norte e Nordeste do Brasil, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os maiores volumes de chuva concentram-se sobre o noroeste do Norte, leste do Nordeste e parte do Sul. Além disso, com a redução das chuvas em grande parte do país, a umidade relativa do ar diminui, o que favorece o aumento da incidência de queimadas e incêndios florestais, tal como das doenças respiratórias.

Região Sul


A previsão do Inmet indica temperaturas próximas e abaixo da média para grande parte do território. As incursões de massas de ar de origem polar, principalmente em julho e agosto, poderão provocar declínio nas temperaturas, possibilitando a ocorrência de geadas em algumas localidades, especialmente naquelas de maior altitude. As temperaturas médias acima do normal do trimestre estão previstas para o norte do Paraná. O predomínio de chuvas será abaixo da média, mas em áreas do oeste dos três Estados e extremo sul do Rio Grande do Sul as precipitações poderão ficar ligeiramente acima.


Na próxima semana, o tempo em Santa Cruz do Sul será marcado por dias intercalados com sol e chuva. As temperaturas mínimas ficarão em torno de 6ºC a 18ºC e as máximas entre 21ºC a 30ºC. Durante o dia, tempo ensolarado, com a ocorrência de algumas nuvens e pancadas de chuva. À noite, o céu deve estar limpo na maior parte do tempo, podendo haver nebulosidade e curtos períodos de chuva.