Início Educação Jovens criam conexão por meio do cooperativismo

Jovens criam conexão por meio do cooperativismo

Fundação da Cooperativa Escolar Green Kops, da Escola Estadual de Ensino Médio Frederico Kops, realizou evento em Sinimbu

Fotos: Francisco Frantz
Imagens Grupo formado por 22 alunos realizou a assembleia de fundação da Cooperativa Escolar Green Kops

Ao som da canção do cooperativismo, um grupo formado por 22 alunos entrou no ginásio da Escola Estadual de Ensino Médio Frederico Kops, de Sinimbu, para realizar a assembleia de fundação da Cooperativa Escolar Green Kops. O evento foi realizado na manhã do dia 8. Na pauta estava a aprovação do Estatuto Social, apresentação da marca, eleição dos Conselhos Fiscal e de Administração, entre outros assuntos. A Green Kops é a 11ª cooperativa escolar incentivada pela Sicredi Vale do Rio Pardo, 3ª do município e a 1ª com a participação de estudantes do Ensino Médio.


Os jovens cooperativistas apresentaram os principais tópicos do Estatuto Social. A atuação dos alunos que formam a cooperativa será dentro da escola, com participações em feiras, eventos e outras atividades, sempre com o objetivo de aprendizagem. A base da cooperativa escolar será aprender, exercitar e promover o cooperativismo junto à escola, família e comunidade. Além disso, os adolescentes irão realizar ações sociais, desenvolver o empreendedorismo, o protagonismo e a liderança.


Os alunos apresentaram um resumo da criação do logotipo da nova cooperativa escolar, desenvolvida por eles e com desenho da ex-associada Tanúbia Hochscheidt. Ela teve como base um modelo atômico, que foi escolhido pelos estudantes como representação dos ideais do grupo. Conforme os jovens, o nome na língua inglesa remete à ideia de comunicação internacionalizada. A tradução da palavra green para o português significa verde, o que faz referência ao verde da região, e o Kops é uma homenagem à escola. Entre outras palavras-chave estão força, crescimento, conhecimento, segurança, respeito e sustentabilidade.


As estudantes eleitas como líderes foram Kauana Vitória Ferreira, 16 anos, para presidente, e Vitória Juliana da Rosa, 15 anos, como vice. A presidente falou sobre a sua participação na cooperativa escolar, em que espera crescer, aprender, colaborar e ter novas experiências. Elas também apresentaram o plano de gestão, com atividades como firmar parcerias para apresentação do objeto de aprendizagem, participar e organizar eventos escolares, mutirão de limpeza no perímetro urbano, caminhadas ecológicas, campanhas de arrecadação de alimentos e roupas, entre outras.


A professora orientadora da Green Kops, Mariana Werner Panke, falou sobre delegar, ajudar e ensinar. “Experiências e desafios é o que resume o nosso trabalho. Isso aqui é apenas o começo. Sigam em frente e brilhem muito”, salientou. O presidente da Sicredi Vale do Rio Pardo, Heitor Álvaro Petry, relembrou a importância de Sinimbu, que recebeu a 1ª cooperativa escolar incentivada pela instituição em 2016. Ele ainda mencionou sobre a essência do cooperativismo, que faz a conexão entre as pessoas. “Nada, nenhuma comunidade, nenhum município se desenvolve, se não desenvolvermos pessoas. Quando a gente investe na educação, conseguimos transformar pessoas e temos a chance de tornar o mundo melhor”, ressaltou.

Heitor Petry lembrou a essência do cooperativismo, que faz a conexão entre as pessoas


Na assembleia de fundação ainda estiveram outros convidados e autoridades prestigiando o momento, como a prefeita de Sinimbu, Sandra Marisa Roesch Backes; a representante da 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Alessandra Gassen Eidt; e a diretora da Escola Frederico Kops, Anelise Cristina Nonnenmacher. Para abrilhantar ainda mais o evento aconteceu a apresentação de danças gaúchas do grupo Invernada, Cultura e Tradição. No encerramento, o presidente Petry entregou aos estudantes a placa de fundação da Cooperativa Escolar Green Kops.