Início Cultura Lançamento | Livro de poesias reflete jornada e reinvenção na maturidade

Lançamento | Livro de poesias reflete jornada e reinvenção na maturidade

Autor Sérgio Nilo Schmitt revisita sua trajetória e celebra a potência da vida em todas as fases
Fotos: Antoni Fritsch

O poeta e ex-pastor Sérgio Nilo Schmitt, natural de Venâncio Aires e nascido em 1948, lança neste mês sua nova obra: “Desenvelhecendo”. Com formação em Teologia, Schmitt dedicou 36 anos ao pastorado na (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), atuando em diversas comunidades do Rio Grande do Sul. A escrita, porém, o acompanha desde a adolescência, quando encontrou na poesia uma forma de traduzir sentimentos e experiências pessoais.

A partir de 2020, passou a divulgar seus textos nas redes sociais e, ocasionalmente, no Riovale Jornal. Apreciador das artes visuais, Schmitt reuniu ao longo da vida uma expressiva coleção de pinturas, desenhos, gravuras e esculturas – parte delas hoje integra, por doação, o acervo da Pinacoteca da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul). Ele também assina as poesias da mostra itinerante “Infinitos”, realizada em parceria com as pinturas de Juliane Mai e curadoria de Magui Kampf, cuja primeira edição ocorreu na Casa das Artes Regina Simonis, em Santa Cruz, em maio de 2025.

O livro “Desenvelhecendo”, do gênero poesia, tem lançamento oficial, com noite de autógrafos, nesta quinta-feira, 18 de dezembro, a partir das 19 horas, no Buena Bistrô, localizado na Rua Guilherme Hackbart, 34, sala 110, no Centro de Santa Cruz do Sul. A obra tem valor de R$ 50,00. O projeto conta com realização da Funcultura/Secult e apoio de Bene Sole e Buena Bistrô. A produção cultural, edição, projeto gráfico e ilustrações são assinados por Juliane Mai. A revisão é de José Arlei Cardoso, com coordenação de Henrique Gonçalves e participação de Andriano Alves, Antoni Fritsch e Fernando Costa. A impressão é da Lupagraf.

Sobre o livro
“Desenvelhecendo” nasce como um projeto pessoal em que o autor registra vivências e reflete sobre o processo de envelhecimento. A obra aborda temas como motivação, reinvenção e as transformações físicas e emocionais da maturidade, valorizando o ser humano em sua totalidade. O livro também provoca reflexões sobre questões sociais relacionadas ao envelhecer, muitas vezes negligenciadas pela comunidade.

Sobre o autor
Sérgio Nilo Schmitt é poeta, teólogo e ex-pastor da IECLB. Além de sua trajetória religiosa e literária, destaca-se como colecionador e incentivador das artes visuais. Parte de seu acervo integra a Pinacoteca da Unisc. Em 2025, teve participação na mostra “Infinitos”, unindo poesia e artes plásticas em itinerância pelo Estado.

Trecho da obra
desenvelheço
sem consideração
ao envelhecimento
acontecendo
sem resistência
ao que é natural
na atual residência
estou pra luz