Início Variedades Live literária é dedicada ao público infantil

Live literária é dedicada ao público infantil

Contação de histórias ocorre todas as quintas-feiras de maio pelo Facebook

Ricardo Gais
[email protected]

Daniela Ruppenthal Moura é a responsável pela narração das histórias durante as lives – Divulgação

Com a suspenção das aulas, isolamento social e a criançada em casa, haja entretenimento para mantê-los calmos. A união da Cultura, Sesquinho e Biblioteca do Sesc, pensou em uma forma de atender o público infantil, principalmente as crianças que frequentam a Escola Sesc de Educação Infantil (Sesquinho) e Brincando no Sesc. Com isso, surgiu o projeto de contação de histórias através de lives pelo Facebook.

Lisiane Camargo, Agente de Cultura e Lazer do Sesc Santa Cruz, comenta que é uma forma do Sesc manter um vínculo e interação com o público durante a pandemia. A responsável pela narração das histórias é a Instrutora Pedagógica do Sesquinho, Daniela Ruppenthal Moura, em todas as quintas-feiras do mês de maio, às 16 horas, no Facebook do Sesc Santa Cruz.

“As crianças já esperam as quintas-feiras para escutar a “prof Dani’ contar uma história”, comenta Lisiane. A live também é transmitida nas páginas do Sesc Lajeado e Venâncio Aires, simultaneamente com Santa Cruz.

Duas lives já foram realizadas e Lisiane conta que a interação não é apenas dos alunos do Sesquinho e Brincando, mas crianças de outras cidades e região também participam, até de cidades mais distantes como Bagé, Viamão, Santana do Livramento, entre outras. “Durante a narração tem interação e perguntas para as crianças e elas respondem todas. Está sendo uma experiência bem legal”.

Lisiane salienta que antes da pandemia as crianças já tinham o hábito de escutar histórias, pois as instrutoras pedagógicas realizavam diversas atividades educativas. “Não foi difícil envolver esse público do Sesquinho, é um total de 80 crianças e mais umas 30 do Brincando no Sesc, além dos alunos do Sesc Lajeado e crianças diversas de Santa Cruz e região. Portanto, a adesão está sendo ótima”.

Nos eventos literários, como a Festa Literária e Feira do Livro – que foram adiadas este ano devido à Covid-19 – sempre ocorre a narração de histórias para as crianças. “Procuramos sempre incentivar a leitura através de diversas atividades”, finaliza Lisiane.

No mês que vem, a contação de histórias fica por conta da equipe do Sesc Lajeado, que será transmitida ao vivo também nas páginas do Sesc Santa Cruz.