Início Sem categoria Marli Silveira lança O Dia da Rua

Marli Silveira lança O Dia da Rua

Marli Silveira é conhecida por seu trabalho junto à literatura e cultura

LUANA CIECELSKI
[email protected]

A partir do próximo sábado, dia 6 de outubro, Santa Cruz do Sul contará com mais uma importante obra da literatura local lançada e em circulação. A poetisa Marli Silveira estará lançando o seu mais recente trabalho, o volume “O Dia da Rua”, editado pela BesouroBox. O evento acontecerá no Oma’s Haus, entre 16 e 19 horas e contará com um sarau poético.

De acordo com a autora, o volume compreende uma série de poesias escritas nos últimos dois anos por ela, e eles não perseguem uma temática específica, no entanto, de uma forma ou de outra, possuem relação com a rua. “A rua como o lugar do fora, que pode ser tanto os outros nos seus mais diversos modos existenciais, como a discussão do quanto de nós é dentro/fora.”, explica Marli.

Com 80 páginas, o livro tem também um prefácio escrito pelo professor Ricardo Timm de Souza, que faz uma bela crítica, lembrando, desde o início, o valor poético do livro: “Eu disse que só pode ser poeta quem sente responsabilidade… Trata-se de uma responsabilidade com a vida que se destrói, e não se deve ter vergonha de dizer que essa responsabilidade é alimentada pela compaixão”, comentou, citando Elias Canetti.

Pergunto então à Marli o que, afinal de contas, a inspira, para que em meio ao trabalho e estudo sempre tenha tanta produtividade. E ela responde: “Não tenho uma resposta definitiva, mas arrisco a dizer que a poesia me salva, mas salvar no sentido grego, de permitir que as coisas sejam nas suas inteirezas. Acredito que minha poesia é uma tentativa de deixar que vozes emudecidas possam dizer, mas também, que eu seja tomada pelo charco dos encontros e dos sentidos que se apresentam e ou podem ser transformados. Nossa maior grandeza não são nossas qualidades, mas nossas carências e fraquezas, pois quanto mais nos reconhecemos como vulneráveis, finitos, mais podemos recompor sentidos que são atravessados pela presença dos outros e pelas cores das experiências que nos tombam. Heidegger já disse que o ser humano é um ser fundamentalmente necessitado de ajuda, ou seja, somente acolhemos os outros, sentimos suas dores, suas alegrias, partilhamos desejos e sonhos, porque somos caóticos, incompletos, seguindo um caminho que não tem um fim previsto e pelo qual podemos tentar… Como seria triste uma vida dada por antecipação”, diz Marli Silveira.

Quem for até o Oma’s Haus no sábado, poderá curtir um pouco desses sentimentos todos na voz da própria autora. Na primeira parte do sarau, Marli Silveira estará recitando seus poemas na companhia do músico Roberto Pohlmann. Na segunda parte, a poetisa apresenta poemas na companhia do músico Sandro Figueiredo com participação de Tânia Rodrigues. O livro, para aqueles que tiverem interesse, poderá ser adquirido no local por R$25,00.

O livro O Dia da Rua será lançado nesse sábado

SOBRE A AUTORA

Marli é natural de Santa Cruz do Sul, Mestre em Filosofia e Doutoranda em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Poeta e escritora, com vários livros publicados, além de artigos e trabalhos acadêmicos é organizadora e autora de obras literárias, biografias e obras coletivas. Foi secretária e coordenadora de Cultura de Vera Cruz (2005 a 2008, 2014 a 2015), Coordenadora de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Santa Cruz do Sul (2009-2012).
Atualmente Marli também coordena o projeto e a Revista À Flor da Pele, que são desenvolvidos com as detentas do Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Sua dedicação à cultura tornou seu trabalho reconhecido, recebendo prêmios por iniciativas e projetos que têm como foco o desenvolvimento cultural, a democratização do acesso e a promoção da diversidade cultural e literária, entre os quais o Prêmio VIVALEITURA 2016 (MinC, MEC e OEI). Integra a Casa do Poeta Rio-Grandense (CAPORI), o Instituto Cultural Português, a Associação Santa-Cruzense de Escritores e a recém-criada Academia de Letras de Santa Cruz do Sul. Em 2017 foi eleita Patrona da Feira do Livro de Vera Cruz.

SERVIÇO
O que: Lançamento do livro ‘O Dia da Rua’ de Marli Silveira + sarau poético
Quando: dia 6 de outubro, às 16 horas
Onde: Oma’s Haus