Início Educação Mauá leva carinho à Emei Santo Antônio

Mauá leva carinho à Emei Santo Antônio

Divulgação/Mauá

Alunos do Mauá levam às crianças o espírito da solidariedade, da troca e do construir junto em momentos de lazer e diversão

A Páscoa chegou um pouco mais cedo para a turma do Colégio Mauá que faz parte do Projeto Semeie, assim como para os pequenos da Emei Santo Antônio, de Santa Cruz do Sul. Criado em 2013 por alunas do ensino médio, ao menos uma vez por mês os 40 jovens que fazem parte do Semeie revezam-se em visitas à escolinha. Nos encontros os jovens levam às crianças o espírito da solidariedade, da troca e do construir junto em momentos de lazer e diversão, como aconteceu durante a entrega dos ninhos de Páscoa pelo Coelhinho nesta semana.
Mais do que mimos em datas especiais como na Páscoa, no Natal ou no Dia das Crianças, o Projeto Semeie leva – e recebe – carinho dos pequeninos, segundo a aluna e uma das coordenadoras da iniciativa, Camila Jandrey. “Com o tempo percebemos que o importante não eram os presentes, mas sim a simplicidade e a pureza dos momentos em que passávamos com as crianças. Desta forma, pensamos em atividades recreativas e, para não passar em branco, também nos tornamos ajudantes de Papai Noel e Coelhinho da Páscoa nestas datas”, explica a adolescente que conta com o apoio da direção e da assistente social do Mauá, Sandra Halmenschlager.
Recheados com ovos, coelhos, trufas e pirulitos de chocolate, neste ano foram distribuídos para os alunos e professores da Emei Santo Antônio 100 ninhos, todos confeccionados pelos integrantes do Semeie. “Ver o envolvimento do pessoal foi muito legal, nos divertimos durante o processo da confecção e foi ainda mais gratificante o valor sentimental de ter feito tudo ao ver o brilho e a alegria nos olhos dos pequenos, algumas provando o doce pela primeira vez. Além disso recebemos uma linda homenagem feita pelas professoras e crianças”, conta Camila. Para a estudante, a espera pelo próximo encontro não é apenas das crianças da escolinha, mas também dos alunos do Projeto, que já criaram laços e trocam histórias de vida com os pequenos.

Saiba mais

O Projeto Semeie surgiu em outubro de 2013 a partir de uma tarefa da Olímpiada Científica, gincana promovida pelo Colégio Mauá que envolve diversas áreas do conhecimento da 1ª série do ensino médio. Na época, alguns estudantes tiveram a oportunidade de conhecer instituições que atendem crianças do município, entre elas a Emei Santo Antônio. Após a realização da tarefa, um grupo de alunas juntou-se com a ideia de tornar permanente as visitas levando alegria, carinho e amor para as crianças. Hoje participam do Projeto alunos dos 8os e 9os anos, além do ensino médio.