Início Especiais Mercado das Flores é sinônimo de amor e memória

Mercado das Flores é sinônimo de amor e memória

"Essa data é para matar a saudade, lembrar das coisas boas que ficarão sempre nas nossas memórias, que são para sempre"

Foto: Débora Dumke
Ana Cristina Fritzen e Marlete Fritzen, proprietárias que levam a
memória da família

Débora Dumke
[email protected]

O Mercado das Flores já é tradição na cidade de Santa Cruz do Sul. Empreendimento que está atuando no mercado há 43 anos. Iniciou como supermercado, passando posteriormente a comercializar somente com artigos de floricultura, já são cerca de 15 anos no ramo.


Localizado na Avenida Independência, número 1279, em Santa Cruz do Sul, em frente ao Cemitério Municipal é uma empresa familiar, teve início com os pais de Marlete Fritzen e Ana Cristina Fritzen, e que atualmente são as novas proprietárias. Com o falecimento de sua mãe, Marlene, no ano passado, as meninas continuam o legado da família, com algumas mudanças, mas a memória da mãe sempre continua presente.


As proprietárias contam que o movimento está muito bom, que cresce dia após dia. “No dia 2, finados, é correria”, contaram elas. A loja disponibiliza várias opções de flores artificiais e naturais, para todos os eventos. Antes da data, a venda das flores artificiais é mais alta, mas as naturais têm mais saída no Dia de Finados. “No dia, a venda empata de flores artificiais e naturais, as prateleiras ficam limpas, não sobra nada, terça-feira tem muito movimento. Chamamos mais gente para nos ajudar, todo mundo nos ajudando”, frisou Marlete.


O empreendimento está começando a realizar a limpeza de túmulos, já realizavam, mas não era tão divulgado. A limpeza acontece durante o ano inteiro, facilitando para as pessoas que moram em outras cidades, ou que são idosas e não conseguem mais ir até lá para realizar a limpeza. Realizam também a compra pelo WhatsApp para pessoas que não moram em Santa Cruz, ajudando e fazendo com que passem na loja somente para retirar o produto. O movimento permanece durante todo ano, pois contam com flores e produtos para outras datas, como a Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Natal, entre outras.


“As flores que mais estão saindo é a do tipo statice, os clientes gostam bastante, pois ela tem duração de cerca de um ano e as naturais também vão saindo. Agora o pessoal vai limpando, tem gente que vem duas, três ou quatro vezes aqui, pois o movimento de finados é o maior”, ressalta Marlete. A loja dispõe de flores mais acessíveis até aquelas com a qualidade melhor, tendo produtos para todos os bolsos e gostos. Todo mundo que vai até a loja consegue encontrar o que procura.


Marlete e Ana Cristina ainda passam a seguinte mensagem. “Quem recebe flores, é porque foi querido. Não tem aquela coisa “ah, dá em vida.” Mas então a pessoa morreu para ti? Não tem mais significado nenhum? Tu vais lá para o cemitério, vai ter o teu espaço vazio. Como é bonito ir ao cemitério e ver como tem gente querida. É sinal de que as pessoas continuam vivas dentro dos nossos corações. Essa data é para matar a saudade, lembrar das coisas boas que ficarão sempre nas nossas memórias, que são para sempre”, ressalta elas.


O horário de funcionamento do Mercado das Flores na segunda e na terça-feira será das 8h às 18h e na quarta-feira das 7h às 18h, sem fechar ao meio-dia, devido à grande procura dos consumidores.