Cristiano Silva
[email protected]
Jacson Miguel Stulp
Novidade nesta edição, o artesanato será realizado diante dos olhos do público,
com peças produzidas a partir da palha de milho, esponja vegetal e outros materiais
A Associação da Rota Germânica do Rio Pardinho, com o apoio das prefeituras de Santa Cruz do Sul e Sinimbu, realiza no dia 4 de agosto, a 10ª edição do Mercado das Pulgas (Flohmarkt). O evento terá como palco a sede da Comunidade Evangélica de Rio Pardinho, com início às 9h30min. Participarão desta edição cerca de 25 empreendedores. Além de Sinimbu e Rio Pardinho, participarão também representantes de Vera Cruz e Rio Pardo.
Conforme explica a presidente da rota, Marísia Wathier, criado em 2008, o Mercado das Pulgas foi inspirado nos tradicionais mercados de produtos usados realizados em Paris. “Lá é muito comum a realização de briques para a comercialização de objetos usados, o que é diferente da venda de antiguidades”, disse. A iniciativa foi adaptada para a realidade de Santa Cruz do Sul, com a inclusão de antiguidades e também de artesanato para beneficiar a produção local.
Hoje o Mercado das Pulgas acontece duas vezes ao ano, sempre na primeira semana dos meses de agosto e dezembro. No pavilhão da comunidade e também na área externa, poderão ser encontradas antiguidades – louças, mobiliário, maquinário agrícola, etc –, os mais diversos produtos usados, várias espécies de flores, artesanato em diferentes materiais, além de produtos das agroindústrias – melado, cucas, linguiça, pães, biscoitos, vinho e outros.
A novidade desta edição será a confecção de artesanato “in loco”. Diante dos olhos do público, artesãos vão confeccionar sua arte e mostrar suas diferentes técnicas em entalhe em madeira, peças produzidas a partir da palha de milho, esponja vegetal e outros materiais. Animando toda a manhã estará a banda FK da Escola Municipal Frederico Kops. Já ao meio-dia será servida a tradicional galinhada.
Os convites poderão ser adquiridos na hora e no local pelo preço de R$ 12,00.
Outra novidade desta edição será o lançamento do Concurso Fotográfico Rota Germânica do Rio Pardinho, em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), A ideia é destacar através de imagens captadas por lentes fotográficas e um olhar especial, a arquitetura, a natureza, a culinária, os usos e costumes e/ou outros aspectos que caracterizem a localidade. Serão premiados os três primeiros colocados na categoria amadores e estudantes da Unisc e na categoria profissionais. O regulamento estará à disposição da comunidade. Na segunda edição do Flohmarkt, em dezembro, todos os participantes terão seus trabalhos expostos para apreciação do público.














