Início Geral Mês de intensa atividade nas unidades de saúde

Mês de intensa atividade nas unidades de saúde

 
UBS Avenida está decorada especialmente para o mês
 
Os tons de rosa estão mais intensos e evidentes nas unidades de saúde de Santa Cruz do Sul. E as atividades também. A campanha Outubro Rosa é realizada em todo o mundo e marca a luta pela prevenção do câncer de mama.  A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação para o mês inteiro, envolvendo profissionais e usuários das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Dentre as ações previstas na rede de atenção básica, estão momentos  especiais de orientação, conversas e conscientização sobre os fatores de risco. Os filhos das pacientes também receberão uma atenção especial e as agentes comunitárias de saúde oferecerão atividades recreativas e orientações de higiene corporal. 
A UBS do bairro Avenida  já preparou uma decoração especial alusiva à campanha. De acordo com a coordenadora da unidade, enfermeira Maria Cristina Reis, uma intensa programação será oferecida. “Vamos oportunizar diversas ações para contemplar as mulheres, tanto para melhorar a autoestima como na saúde preventiva’, afirmou. Nesta quarta-feira, 10, foram passadas instruções sobre como fazer o autoexame das mamas  e orientações sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer a grupos específicos, como gestantes, hipertensos e diabéticos. “O câncer de mama diagnosticado precocemente é curável e precisamos alertar as mulheres sobre isso”, declarou Maria Cristina. 
 
Palacinho veste-se de rosa 
 
Durante todo mês de outubro, o Palacinho da Praça da Bandeira, sede do Executivo Municipal, estará iluminado com luz cor de rosa. A ideia é alertar a comunidade santa-cruzense sobre a importância de prevenir o câncer de mama.   A Secretaria Municipal de Saúde também preparou uma programação especial, envolvendo profissionais e usuários das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O movimento popular, conhecido como Outubro Rosa, é internacional e teve início na década de 1990.
 

A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação para o mês inteiro, envolvendo profissionais e usuários das Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Confira a programação em algumas delas. 

Sexta-feira, dia 6: 
ESF Gaspar Bartholomay
14h às 16h: Oficina da mulher e projeto Gasparzinhos

Segunda-feira, dia 9: 
ESF Rio Pardinho
9h: Palestra sobre autoestima; 
13h30min:  Palestra sobre climatério e menopausa na Academia da Saúde.

ESF Faxinal 
13h: Grupo de gestantes com visitadora do PIM e maquiagem. 

Terça-feira, dia 10: 
UBS Avenida
13h30min: Avaliação capilar e facial, massagem corporal, hidratação facial, maquiagem e sobrancelha com o Curso de Estética e Cosmética da UNISC

Quarta-feira, dia 11:
ESF Faxinal
8h15: Roda de conversa com a comunidade e com o grupo de atividades físicas. 
9h30min: Caminhada pela comunidade 
13h15: Cuidados com a beleza (cortes de cabelo e maquiagem); massagem. 

Quarta-feira, dia 18:
UBS Avenida
14h: Corte de Cabelo, maquiagem e exame preventivo de câncer.   

Obs.: Quartas-feiras, manhã e tarde, exame preventivo de câncer, com agendamento.
Segundas-feiras, à tarde:  realização de teste rápido, com agendamento. 

Quinta-feira, dia 19: 
ESF Faxinal
13h às 14h: yoga com gestantes.

Quarta-feira, dia 25
8h: Momento de beleza com maquiagens para o grupo de diabéticos.