Início Sem categoria Mestres da Arte Brasileira em Santa Cruz

Mestres da Arte Brasileira em Santa Cruz

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Sempre quis ver as obras de grandes artistas, mas nunca teve a oportunidade? Gosta de arte e adoraria poder ver a arte de pessoas renomadas, sem ter que ir muito longe de casa? Se você mora em Santa Cruz do Sul ou no entorno, vai ter essa oportunidade. A partir da noite dessa sexta, 30 de junho. A Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul em parceria com a Galeria Espaço Cultural Duque, está iniciando na Casa de Artes Regina Simonis a exposição “Mestres da Arte Brasileira”. 

A mostra trará a Santa Cruz, como o nome já diz, um belíssimo acervo de obras – pinturas e esculturas – de artistas consagrados no cenário artístico nacional. Entre os nomes da lista de artistas divulgada na última quarta-feira, estão Tarsila do Amaral e Iberê Camargo, que têm seus nomes conhecidos em todo o mundo. 

Tarsila do Amaral, artista que pintou o quadro acima, é uma das artistas que terá quadros seus expostos na Casa de Artes nas próximas semanas

A abertura acontece a partir das 19h30 com um coquetel de abertura. O evento contará com a participação do curador da exposição, o artista Arnaldo Buss, que está comentando as obras expostas. Quem não puder ir à abertura, porém, não terá problemas para ver a exposição em outras datas. Ela permanecerá na Casa de Artes até o dia 29 de julho e muitos dos quadros estarão, inclusive, disponíveis para compra. 

A Casa de Artes Regina Simonis, localizada na Rua Marechal Floriano, 651, está aberta de segundas a sextas-feiras, das 10h às 12 horas e das 13h15 às 17h15 e aos sábados, das 9h30 às 17 horas. Mais informações pelo telefone (51) 3056-2086. 

O CURADOR

Natural de Tucunduva (RS), Arnaldo Buss é representante comercial de profissão, trabalhando em empresa fabricante de tintas para artesanato e pintura artística.Também é professor de História com especialização em cultura Afro-asiática e História Contemporânea e é formado em Artes Visuais pela Ulbra. 

Seu gosto pela pintura iniciou muito cedo e há muitos anos é colecionador de artes, principalmente pinturas. Seu gosto também o levou a pintar. Arnaldo teve como mestra, em Santa Rosa, a artista Mïrkade Almeida. Também fez curso de pintura na Escola Krapock 2001 a 2002, e de 2004 a 2009 passou a frequentar aulas no Atelier Livre da PMPA, tendo como orientadora a professora a artista gaúcha Daisy Viola.

Ele já participou de inúmeras feiras de artesanato e artes, e, inclusive, recebe troféu como apoiador das Artes no Rio Grande do Sul. Fez inúmeras reportagens para a Revista Dartis sobre história e artes em diversos países como Canada, Índia, Tibet, China, Colômbia, Uruguai, Chile, França, Portugal, Estados Unidos, América Central, Marrocos, Tanzânia e Quênia.

Também fez várias exposições coletivas e individuais na Assembleia Legislativa de Porto Alegre em 2008, e no Centro Cívico de Santa Rosa em 2009, mas acabou afastando-se da pintura e dedicando-se aos estudos teóricos apenas. Fez, então, curso de Curadoria no Atelier Livre da PMPA com o professor Francisco Alves em 2014. Atualmente é colaborador da Galeria Duque, vive e trabalha em Porto Alegre.

 


 

OS ARTISTAS DA EXPOSIÇÃO

Ado Malagoli
Albano Vizotto
Aldemir Martins
Alberto da Veiga Guignard
Alexandre Rapoport
Alfredo Volpi
Alice Soares 
Alice Brueggmann
Angelo Guido
Anita Malfatti 
Armando Romanelli
Carlos Scliar
Carybé
Clóvis Graciano
Danúbio Gonçalves
Djanira da Motta e Silva
Eduardo Vieira da Cunha
Emiliano Di Cavalcanti
Iberê Camargo
Georgina de Albuquerque
Ione Saldanha
Leopoldo Gotuzzo
Manabu Mabe
Kenji Fukuda
Libindo Ferraz
Sansão Pereira

Tomie Ohtake
Vicente do Rego Monteiro
Tarsila do Amaral
Roberto Burle Marx
Siron Franco
Trindade Leal
Zoravia Bettiol
Heitor dos Prazeres
Vasco Prado
Xico Stockinger
Alfredo Ceschiatti
Bruno Giorgi