Início Geral Miss Rio Grande do Sul: Modelo plus size representa Santa Cruz

Miss Rio Grande do Sul: Modelo plus size representa Santa Cruz

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Para as mulheres usarem roupas com numeração acima do 44 já foi motivo de tristeza e nervosismo. Era um problema chamado de “fora dos padrões”, mas quem estava fora dos padrões era realmente a indústria da moda que não via outro manequim a não ser as magérrimas. Há algum tempo surgiu no mercado o estilo plus size (em tradução do inglês – tamanho maior) o nome foi dado pelos norte-americanos para modelos de roupas para corpos maiores do que a indústria estava habituada a produzir. O Brasil adotou este sistema de modelagem e vem ganhando espaço. Produtoras, agências de modelos, lojistas, marketing entre outros, já estão incluindo o modelo plus size em suas propagandas. 

Ninguém passa a usar modelos plus size de uma hora para outra, Samanta Heinen, de 24 anos, formada em Ciências Contábeis, trabalha no setor de Compras da Secretaria de Saúde aqui de Santa Cruz do Sul. Ela descobriu esse mundo após ficar doente em 2012 e parar um pouco com suas atividades. Foi aí que ela decidiu criar uma página no Facebook para postar seus looks e compartilhar a moda plus size com suas amigas e amigos. “Como fiquei sem ter o que fazer, essa foi a forma encontrada para que eu me sentisse bem e hoje já são mais de 6 mil seguidores na página ‘O que te faz a cabeça?’”, comentou Samanta. Ela contou que engordou depois dos 17 anos e tinha dificuldade para aceitar isso e usou a página para se aceitar e fazer com que outras pessoas também saibam que podem ouvir elogios. Por entrar no mundo da moda plus size ela conheceu o concurso Miss Brasil Plus Size em 2015 tentou participar, mas não ficou entre as finalistas. “Fui por curiosidade porque desde pequeninha meu sonho era ser miss”, salientou Samanta.

Samanta Heinen:

Por não se classificar ela colocou na cabeça que não concorreria mais em nada. Mas sua mãe e seu namorado não deixaram que esse sonho morresse e insistiram para que ela continuasse tentando. Foi quando ela decidiu participar do Miss Rio Grande do Sul Plus Size. Na primeira semana de junho foi avisada que foi selecionada e que receberia a faixa. Para quem já participou de outro concurso o regulamento é um pouco diferente e Samanta não precisou fazer as provas de passarela, apenas as fotográficas. A final do Miss Rio Grande do Sul Plus Size acontece nos dias 27, 28 e 29 de outubro, em Sapiranga. Serão três dias intensos de entrevistas, teste de vídeo, preparação, desfiles e Samanta afirmou que hoje sabe que eles estão o tempo inteiro avaliando as candidatas. 

Samanta está estudando para o concurso com a ajuda da estilista Nicole Weber, que já participou de vários concursos. Nicole também é a responsável pela criação do traje de gala que Samanta vai usar no concurso. A Miss também está fazendo procedimentos faciais, porque contam muito principalmente para as fotos, também fazendo academia para manter as medidas e se sentir bem. Para ela ser modelo plus size é “vestir a partir do manequim 44, mesmo que muita gente conteste, mas é assim. Tem que ter vontade e ser despachada. E gostar de ti do jeito que tu é”.  E para ser Miss “gostar mais de ti e ter vontade de incentivar outras pessoas. Não no sentido de ser a favor da obesidade. O que eu quero é que as pessoas se gostem da forma como elas são”, finalizou.