Início Saúde Moradores do interior mais próximos ao serviço da Saúde

Moradores do interior mais próximos ao serviço da Saúde

Criado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) com o objetivo de facilitar o acesso de moradores do interior aos serviços da saúde, o programa Farmácia Móvel já dispensou 2.826 receitas desde abril deste ano, quando começou a funcionar. A iniciativa evita que agricultores, pessoas idosas ou debilitadas por conta de doenças se desloquem ao Centro especialmente para retirar seus medicamentos.
De acordo com o levantamento da Sesa, 94% da população atendida foram pessoas com mais de 65 anos. “Muitos desses pacientes precisam de remédios de uso contínuo e não têm condições de buscar todos os meses. Assim, levamos o atendimento até eles, que ainda podem ter as orientações de uma farmacêutica”, comenta o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior.
Uma das localidades com maior número de receitas dispensadas é Alto Paredão, que fica a cerca de 50 quilômetros de distância da região central de Santa Cruz. Lá, os atendimentos iniciaram em junho e, até agora, já foram 776 receitas dispensadas – uma média de 155 por mês. “São moradores que contam com o serviço mais perto de casa uma vez por mês”, acrescenta o secretário.
Outra localidade com um número significativo de dispensas é o Distrito de Rio Pardinho, com 1.021 receitas desde abril. Em Linha Pinheiral foram 591, em Linha Santa Cruz 387 e, em São José da Reserva, 51.
Conforme a coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Daiana Trevisan, além de levar um profissional até as localidades e evitar deslocamentos para retirada de remédios, outro benefício da Farmácia Móvel é o recolhimento correto de medicamentos vencidos. Já foram depositados nos coletores 612, entre frascos e cartelas.

Calendário de visitas em novembro

São José da Reserva: 13 de novembro
Linha Santa Cruz: 19 de novembro
Alto Paredão: 20 de novembro
Rio Pardinho: 26 de novembro
Linha Pinheiral: 28 de novembro