Início Esportes Morre Ary Vidal, a lenda do basquete

Morre Ary Vidal, a lenda do basquete

Diego Dettenborn

[email protected]

O ex-técnico da Seleção Brasileira e campeão brasileiro pela equipe santa-cruzense Pitt/Corinthians em 1994, Ary Vidal morreu nesta segunda-feira, 28. Ele estava internado em estado grave no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro, com quadro de insuficiência renal e cardíaca. O enterro será nesta terça-feira, 29, no Cemitério do Caju, no Rio de Janeiro. Ary Vidal tinha 77 anos.
O carioca Ary Vidal iniciou a carreira de treinador em 1959 no Tijuca Tênis Clube.
Como treinador da seleção brasileira feminina de basquetebol, Ary Vidal dirigiu 11 jogos (8 vitórias e 3 derrotas) em 2 competições oficiais e pela masculina, foram 124 jogos (92 vitórias e 29 derrotas) em 16 competições.
Treinando a equipe masculina brasileira, derrotou a seleção dos Estados Unidos na final do Jogos Pan-americanos de 1987 em Indianápolis. Foi o treinador da participação da seleção masculina, nos Jogos Olímpicos de 1996 em Atlanta. Afastado das quadras por problemas de saúde, em 2009 assumiu a direção de basquete do Flamengo. Ary ainda publicou o livro “Basquetebol para vencedores” em 1991 pela Editora Rigel.
 

Arquivo/RJ


Técnico Ary Vidal é considerado um dos melhores da história do basquete brasileiro

 

Em Santa Cruz do Sul, Vidal marcou época ao conquistar o título de maior expressão que se tem notícia na região dos Vales. Foi em 1994, na memorável campanha da Pitt/Corinthians dentro do Campeonato Nacional de Basquete. “Lamentamos muito o falecimento do Ary, ele que tem uma história dentro do Corinthians. Era uma pessoa que nos visitava todos os anos, todas as vezes que vinha a Santa Cruz do Sul fazia questão de nos reencontrar e lembrar as histórias do passado. Ficamos muito chateados e tristes com este acontecimento, lamentamos a situação. Teremos um representante do clube lá no Rio, no velório do Ary para prestar lá, para sua família, nossos sentimentos”, comentou Carlos Roberto Gruendling, presidente do Corinthians Sport Club. O presidente da CBB, Carlos Nunes, também lamentou a morte de Ary Vidal. “É um momento muito triste para o esporte brasileiro, e muito mais difícil para mim, que sou um amigo pessoal dele. O Ary foi um dos melhores profissionais que o basquete já teve, um técnico que deixou sua marca por onde trabalhou”, declarou. (Fonte: Reprodução)