Início Geral Morre o comunicador Fritz Jacó

Morre o comunicador Fritz Jacó

Divulgação/RSC

Gregório Pranke tinha 53 anos e faleceu na noite de quinta-feira

Santa Cruz do Sul perdeu na noite da última quinta-feira, 22 de janeiro, um de seus mais importantes e queridos comunicadores. Gregório Luís Pranke, ou simplesmente Fritz Jacó, faleceu aos 53 anos no Hospital Santa Cruz em decorrência de um problema cardíaco.
Ele estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da instituição desde a noite de quarta-feira, 21 de janeiro, quando foi levado às pressas para tratamento médico após passar mal em sua residência em Sinimbu. Ele estava com um problema na veia aorta e não resistiu.
Fritz Jacó trabalhava há 36 anos comandando um programa matinal que levava como título o seu apelido, na Rádio Santa Cruz. Seu programa era um dos mais ouvidos, principalmente por agricultores e moradores do interior que se identificavam com a fala simples e com a mescla de português e alemão que o locutor utilizava no decorrer dos programas.
O corpo de Fritz Jacó foi velado durante o dia de ontem no clube Escas em Sinimbu e foi enterrado por volta das 18h30 no cemitério da comunidade de Rio Pequeno no interior do município.

História

Gregório nasceu em Sinimbu em 14 de outubro de 1961 e veio para Santa Cruz do Sul aos 15 anos. Inicialmente ele morou com uma tia e trabalhou no Quiosque da Praça como lavador de pratos. Tempos depois trabalhou também no Hotel Charrua, até que entrou para o Exército.
Foi durante o seu período no quartel que Fritz começou a trabalhar na Rádio Santa Cruz “fazendo bicos”. Nos momentos de folga, principalmente à noite, o jovem auxiliava no trabalho com a mesa de áudio e em alguns momentos “quebrava galhos” fazendo o papel de locutor.
Aos poucos a diretoria da Rádio percebeu que Fritz tinha talento e o contratou para comandar o programa que seguiu produzindo até seus últimos dias de vida.
Gregório era chamado de Fritz Jacó por causa de seu trabalho com a rádio. Em diversas entrevistas dadas durante sua vida, ele explicou que gostava de ter um apelido “mais alemão”, no entanto, no momento da criação do programa a diretoria achou que soaria estranho se fosse chamado apenas de Programa do Fritz. Assim foi acrescentado o Jacó. E todos gostaram.
Fritz Jacó sempre procurou incentivar o cultivo da língua alemã em seus programas. Além disso, ele era conhecido por ajudar grupos musicais da região, inclusive custeando gastos de gravações de álbuns. Grupos hoje conhecidos, como a Banda Magia, Alto Astral e Escala foram alguns dos que receberam auxílio do locutor.