LUANA CIECELSKI
[email protected]
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) está realizando, desde a última quinta-feira, 15 de junho até o dia 30 deste mês, no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz – antiga Estação Férrea – uma mostra municipal dos alunos das oficinas do Departamento de Cultura. No local a comunidade pode apreciar exposições de desenhos, telas e esculturas.

O objetivo da Mostra é a valorização do trabalho realizado pela equipe do Departamento de Cultura, as obras de seus alunos, além de chamar a atenção da comunidade para a relevância da cultura na cidade de Santa Cruz do Sul e convidar a comunidade para participar dos projetos e eventos do Departamento bem com das Oficinas de Cultura.
Alguns dos trabalhos expostos são das alunas Émely Lüdtke e Mariana Mattheis de 11 anos e Sofia Gabe de 9 anos, que participam das aulas de desenho e pintura ministradas por Valquíria Ayres Garcia. E segundo o relato delas, é “legal” a oportunidade de mostrarem para a cidade o que elas vêm desenvolvendo. “A gente já pintava e desenhava antes, mas aqui a gente começou a aprender as regras que existem”, contou Mariana entre uma pincelada e outra. Ainda de acordo com Mariana, ela já pretendia continuar pintando, mesmo após o fim das oficinas, porém com a exposição de seu trabalho, ela sente que tem um incentivo a mais.
Todas as três meninas estão participando das atividades desde o início do ano. As aulas acontecem no turno inverso às aulas na Biblioteca Pública Infantil, que fica no segundo piso da Smec. Conforme Valquiria explica, todo o processo criativo é bem livre, e as aulas, além de desenvolverem diversas habilidades são uma oportunidade de ter mais contato com a literatura, já que a oficina acontece dentro da biblioteca e muitos dos desenhos e pinturas realizadas são feitas com base em histórias contadas.

Além dos trabalhos desenvolvidos na aula de Valquiria Ayres, estão expostos na Casa de Cultura os trabalhos orientados pelos professores Alceo de Costa (Desenho) e Cristiano Barreto (Desenho e Escultura em Argila).
Abertura
A cerimônia de abertura aconteceu na manhã da última quarta-feira, 15 de junho e contou com apresentações dos alunos das oficinas de violão, teclado, instrumentos de sopro e técnica vocal. Uma participação especial foi realizada pelo grupo Santa Brass Band, integrado por instrutores, alunos do departamento e músicos da região. Inspirados em sucessos das décadas de 50 a 80, a banda, liderada pelo maestro Carlos Oscar, encantou a todos com seu repertório. Após a apresentação musical a mostra teve vídeos dos projetos realizados durante todo o ano.
O evento, na avaliação da secretária da pasta, Jaqueline Marques, reforça os projetos desenvolvidos pela Smec, através do Departamento de Cultura, e destaca os talentos dos participantes. “A mostra foi fundamental para os instrutores mostrarem os trabalhos dos seus alunos. Reforçamos que o Centro de Cultura está aberto para a comunidade e o departamento oferece oficinas nas mais diversas áreas.”
Segundo o coordenador do Departamento de Cultura, Douglas Almeida, a apresentação da banda foi um momento marcante do primeiro dia da mostra. “Além de contar com participantes dos mais diferentes tipos de manifestações artísticas, a apresentação da banda foi especial e muito elogiada pelo público”, destacou. Ele informou que uma nova apresentação está programada para acontecer no Espaço Camarim durante o mês de julho. (Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Santa Cruz)














