Início Sem categoria Nessa terça: A Odisseia de Alice

Nessa terça: A Odisseia de Alice

LUANA CIECELSKI
[email protected]

As mulheres, como todos sabem, cada vez mais vêm assumindo cargos e profissões que até alguns anos atrás eram exercidas apenas por homens. E no longa metragem que será exibido nessa terça-feira, dia 20 de março, pela Associação Amigos do Cinema, seremos apresentados a uma dessas mulheres: Alice, uma engenheira especializada em cargueiros. 

Trata-se do filme “A Odisseia de Alice”, filme francês dirigido por Lucie Borleteau e lançado em 2016. Nossa personagem (interpretada por Ariane Labed) embarca num navio de carga – o Fidelio – deixando em terra seu namorado norueguês. Ela é a única mulher a bordo, mas é respeitada e reconhecida por sua postura profissional e tudo vai bem até que ela descobre que o comandante do navio, o capitão Gaël (Melvil Poupaud), é ninguém menos do que o seu primeiro amor. 

Alice é uma engenheira naval e a única mulher da tripulação

Ela se confronta então com seu lado sentimental. Somos apresentados a seu lado mais humano. E acompanhamos sua luta interior que lembra em mundo as histórias de Homero, que viveu assim como Alice uma Odisseia pelo mar. Como aponta o crítico Juca Claudino, a personagem “sonha com seu retorno para casa assim como Odisseu. Porém o mergulho que o longa faz às entranhas da psique de Alice a torna uma viagem pelos questionamentos, certezas e rancores humanos que permeiam os impasses da protagonista acerca da moral e de sua liberdade”. 

A sessão está marcada para as 20 horas na sede do Sindibancários, no Centro de Santa Cruz do Sul. A entrada e gratuita e aberta à comunidade. Após a exibição, um pequeno debate sobre o filme é comumente realizado.