Início Destaque Nestor Raschen é vice-presidente do Sinepe-RS

Nestor Raschen é vice-presidente do Sinepe-RS

Diretor-geral do Colégio Mauá tomou posse junto aos demais integrantes da chapa liderada por Oswaldo Dalpiaz

Raschen e Dalpiaz na solenidade na noite da última terça-feira em Porto Alegre (Crédito: Rodrigo Bestetti)

Luísa Ziemann
[email protected]

A nova diretoria do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe-RS), que comandará a entidade pelos próximos três anos, tomou posse na noite da última terça-feira, 6, em Porto Alegre. Liderada por Oswaldo Dalpiaz, a chapa única recebeu 191 votos válidos enviados pelas instituições de todo o Estado pelos Correios nos meses de julho e agosto. Composta por 14 integrantes, que representam a educação básica e o ensino superior, bem como instituições da capital e do interior, a direção tem como primeiro vice-presidente o diretor-geral do Colégio Mauá, Nestor Raschen – o segundo vice é Bruno Eizerik.


Este será o primeiro mandato de Dalpiaz na presidência, bem como do vice Nestor. O presidente é formado em História, Geografia e Filosofia, mestre em Filosofia da Educação e especialista em Gestão Educacional e Gestão Participativa. Ao todo, foram 40 anos atuando como professor em sala de aula e 33 na função de diretor de instituição de ensino. Já o primeiro vice-presidente possui graduação em Letras e pós-graduação em Administração Escolar.

Raschen iniciou suas atividades profissionais em 1978 e desde 1980 atuou em diferentes funções no Colégio Mauá, educandário no qual assumiu como diretor-geral em 2013.


Dalpiaz afirma que sua gestão trabalhará para tornar as escolas particulares gaúchas referência em gestão pedagógica e administrativa. “Vamos oferecer capacitação às equipes para que se instrumentalizem, buscando soluções criativas e adequadas para os desafios que se apresentam”, salienta o presidente, que acredita ser urgente a necessidade de as instituições preparem seus estudantes para o novo mundo de trabalho.


Para Nestor Rachen, as escolas devem investir em inovação, sem esquecer o lado humano. “Pretendo colaborar com o protagonismo da escola particular. Levarei toda a experiência de 44 anos de professor e 36 anos como gestor para ajudar o Sinepe a cumprir o seu papel de ajudar as escolas, tanto públicas quanto privadas. É uma grande honra representar o Colégio Mauá e Santa Cruz do Sul nesta nova função”, definiu.