Início Destaque Romaria da Santa Cruz é neste domingo

Romaria da Santa Cruz é neste domingo

Após a caminhada, tem a inauguração do altar-monumento no Seminário São João Batista

Altar-monumento será inaugurado neste domingo, com a primeira missa após a romaria (Crédito: Ana Souza)

Luciana Mandler
[email protected]

Realizada no formato virtual em 2020 e retomada nos moldes tradicionais no ano passado, porém com limitação de público devido à pandemia de covid-19, a Romaria da Santa Cruz ocorre normalmente, sem restrições, neste domingo, 11. O evento chega em sua 21ª edição e a abertura é às 8h30, em frente à Igreja Santos Mártires das Missões, de Linha Santa Cruz.


Inicialmente, o bispo Dom Aloísio Dilli fará seu pronunciamento. “Após, os romeiros seguem em caminhada até o Seminário São João Batista”, explica o padre Rodrigo Hillesheim. A romaria percorrerá 2,2 quilômetros. Com o tema “Da Cruz nasce a Eucaristia”, a grande novidade neste ano é a inauguração do altar-monumento. “Será a primeira missa no altar-monumento. E o tema já faz referência a ele, em que uma mão sustenta a eucaristia”, frisa o padre.


O tema motiva na caminhada da iniciação à vida cristã, assumida pela Diocese de Santa Cruz como uma prioridade. “São três sacramentos: batismo, eucaristia e crisma. A eucaristia é o sacramento que alimenta a fé e fortalece a comunidade. É a fonte e o ápice da vida cristã”, reflete o padre Rodrigo. Assim que os romeiros chegarem ao Seminário, ocorrerá a missa no altar-monumento e após a bênção individual da saúde. À tarde, às 14h30m, ocorrerá o encerramento com a bênção de envio.


No local haverá lanches para o almoço. Uma equipe de voluntários da Paróquia Santos Mártires das Missões será responsável pela preparação dos alimentos. O evento terá ainda tendas com a Livraria Diocesana, ervateira (erva mate e água quente) e produtos artesanais, dentre outros, bem como apresentações artísticas diversas.


A expectativa da organização para o domingo é boa, já que o tempo prometer ficar firme. “São aproximadamente 1 mil comunidades das 51 paróquias, espalhadas em 40 municípios, e que devem se fazer presentes neste domingo. Estamos com as melhores expectativas”, adianta Hillesheim.


Antes disso, neste sábado, 10, há o Encontro Diocesano de Jovens também no Seminário São João Batista. “Os jovens são responsáveis por acolher os romeiros no domingo de manhã, ou seja, todas as caravanas que vêm. Assim, já se reúnem no dia anterior”, sublinha o padre, para quem este será um momento de oração, de espiritualidade da cruz. “Ele fortalece a vida das pessoas, porque os que seguem a Cristo aceitam também carregar as dificuldades e a dor por amor”, define.

Padre Rodrigo Hillesheim (Crédito: Luciana Mandler)