Na manhã da última terça-feira, 13 de junho, 11 cabraisenses se formaram no curso de Corte e Costura promovido pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras) de Novo Cabrais. Num total de 40 horas o curso, ministrado pela instrutora Luciane Milbradt, trouxe diversos módulos de ensino como aprender a costurar panos de prato, edredons e jogos de cama.“Tenho 45 anos e não sabia fazer nem uma barra de uma calça. Fiquei feliz comigo mesma por ter aprendido tudo que aprendi aqui”, destacou Cláudia dos Passos, formanda do curso de Corte e Costura. Outra formanda que ficou satisfeita com o aprendizado foi Andreia Fresee. “Eu dei parabéns pra mim mesma porque eu não acreditei que eu fiz o que eu fiz. Eu não sabia nem costurar um rasgadinho das calças da minha filha. Se rasgasse o pai dela que costurava porque eu não sabia. Por isso nem acreditei quando consegui fazer tudo isso”, ressaltou Andreia.

MAIS CURSOS VÊM AÍ
De acordo com a instrutora do curso, Luciane Milbradt, o trabalho foi compensado com o conhecimento adquirido. “Eu me surpreendi com elas. Elas não sabiam nada ou quase nada sobre costura e hoje elas conhecem o trabalho e podem desempenhá-lo”, comentou Luciane que, entre seus trabalhos profissionais, confeccionou as novas estolas do trio de soberanas de Novo Cabrais.
De acordo com a diretora do Cras, Cristina Pavanatto Calonti, outros cursos vêm sendo previstos. “Temos o curso de manicure em parceria com a Emater/RS-Ascar que já inicia na próxima segunda-feira e que já tem previsão para uma segunda turma, e também temos o curso de confeiteiro com a professora Ana Paula Scota que está com inscrições abertas”, destacou Cristina. Ainda segundo a diretora do Cras, mais cursos para os cabraisenses estão sendo programados. Todos os cursos oferecidos pelo Cras são gratuitos para a comunidade.
Cristiano Silva
[email protected]














