Jéssica Ferreira
Aprovados no concurso público em 2012, 17 profissionais na área de guarda municipal receberam posse pelo prefeito Telmo Kirst nesta última segunda-feira, 9. Dos 17 profissionais nomeados em edital publicado no dia 29 de dezembro de 2014, 15 compareceram ao ato de posse, sendo 13 homens e duas mulheres. O concurso havia sido prorrogado, passando a valer por mais dois anos a contar de 29 de janeiro de 2015.
A cerimônia realizada no Salão Nobre do Palacinho contou com a presença de autoridades, e iniciou com a abertura do secretário municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany. Após a abertura foi dada a palavra ao prefeito Telmo Kirst e em seguida foi assinado o termo de posse dos cargos.
Para o secretário, a posse dos novos profissionais é um investimento muito grande para a segurança do município. “O ingresso de novos guardas significa um retorno maior de atendimento para a população, seja no cuidado nos próprios municípios como também no auxílio às demais frentes que trabalham na área, como área social, ronda social, Defesa Civil e também as instituições de segurança do município”, comenta Henrique Hermany.
Os profissionais passarão por um curso de aproximadamente 600 horas, o qual abordará num primeiro módulo o caráter técnico, com temas de legislação aplicada à função, sistema de segurança e direitos humanos. Já o segundo, de viés prático, inclui
instrução de tiro e de operação de decibelímetros, exame psicológico para o porte de armas e qualificação de direção defensiva. Além disso, os profissionais receberão um treinamento específico da Guarda Municipal para a operação das câmeras de videomonitoramento e conhecimento dos próprios municipais.
Segundo o coordenador do Departamento de Segurança e Cidadania, José Joaquim Barbosa, o novo curso iniciará na próxima sexta-feira, 13. “Em março inicia a instrução conforme a matriz curricular que forma as guardas municipais, provavelmente as aulas serão ministradas na Unisc, através do Cepru”, comenta.
Luana Ciecelski

Prefeito Telmo Kirst: “Segurança era minha prioridade quando concorri a prefeito”
A ampliação da Guarda Municipal representa para o prefeito Telmo Kirst o resgate de mais um compromisso assumido em seu governo, que promoveu desde o início de sua gestão um investimento na instituição Guarda Municipal — órgão que agora passa a contar com 73 servidores. “Segurança era minha prioridade quando concorri a prefeito. A relação entre o governo municipal e as instituições vem se incrementando, dobramos o número de câmeras de videomonitoramento na cidade e agora nomeamos 17 novos profissionais para a Guarda, que é formada por homens de bem, que também querem o bem do município”, declarou o prefeito Telmo Kirst.
Após a conclusão do treinamento, os novos guardas municipais estarão aptos para exercerem suas funções e atribuições, dentre as quais estão garantir a segurança pública no município, atender as chamadas para prestação de socorro, atividades de proteção ambiental, suporte à Defesa Civil, entre outros demais serviços a serem prestados para a comunidade.
Luana Ciecelski

Quinze novos guardas municipais compareceram à posse, juntamente com autoridades do governo de Santa Cruz do Sul














