Início Geral Novos conselheiros tomam posse em Santa Cruz

Novos conselheiros tomam posse em Santa Cruz

Os cinco conselheiros tutelares titulares que atuarão no conselho tutelar entre 2020 e 2023

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Em ato realizado na manhã da última sexta, 10, foram empossados os cinco titulares e os sete suplentes eleitos para atuar no Conselho Tutelar durante a gestão 2020/2023. A solenidade contou com a presença da vice-prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, do presidente da Câmara de Vereadores, Elstor Desbessel, da secretária de Políticas Públicas e Assistência Social, Guiomar Machado, da promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Danieli de Cassia Coelho e da presidente do Conselho Municipal dos direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Eliane Dormer Hein.
Antes da posse, a presidente do CMDCA entregou duas moções de reconhecimento para a promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Danieli de Cássia Coelho e para a secretária de Políticas Públicas e Assistência Social, Guiomar Machado, em reconhecimento durante as eleições. Após, os conselheiros tutelares titulares Edson Koeppe, Janete Franken, Maiara Robertt, Michele Cardoso Zinn e Roberto Schaefer e dos suplentes Clarice Saldanha (Nica), Daillana de Souza, Fábio de Lara, Raiana Lopes, Simone Fernanda Neu, Ana Julia Ferreira e Gabriela Ferreira. Também eleitos pela comunidade como suplentes, Luciano dos Santos, Joana Mahl e Nelson Júlio Rodrigues não realizaram o curso especializado na área dentro dos prazos determinados conforme estava previsto no edital e foram automaticamente desclassificados do cargo pela comissão eleitoral. Conselheira mais votada com 583 votos, Michele Cardoso Zinn, realizou o juramento dos conselheiros. O ato de diplomação foi encerrado com as manifestações das autoridades presentes onde todos destacaram a importância e responsabilidade dos profissionais na proteção diária da criança e do adolescente.

GARANTIA DOS DIREITOS
Conselheira tutelar mais votada com 583 votos, Michele Cardoso Zinn, assumirá seu segundo mandato na função. Ela destacou que é um trabalho de muita responsabilidade e dedicação na proteção dos direitos das crianças e adolescentes. “Neste novo mandato, junto com os novos colegas, vamos continuar desempenhando esse trabalho com bastante empenho e companheirismo. Estaremos sempre à disposição para atender a comunidade, principalmente em situações que colocam em risco as nossas crianças e adolescentes e garantir os seus direitos”, destacou a conselheira. 
O conselheiro Edson Koeppe, que foi o segundo mais votado, assumirá o cargo pela primeira vez. Com a experiência de ter atuado na área esportiva com escolinhas de futebol, ele salientou ser uma nobre missão trabalhar como conselheiro tutelar. “Enxergava diversas situações de vulnerabilidade e me coloquei à disposição e fui eleito pela comunidade. É uma missão. Hoje em dias os pais não têm mais tempo para se dedicar às crianças que acabam desamparadas, vindo a ocasionar os mais variados conflitos familiares. Estou à disposição da comunidade e esperamos poder realizar um bom trabalho nestes próximos quatro anos”, disse o conselheiro.
A presidente da Comissão Eleitoral, Jamila Abdallah, destacou que o processo eleitoral transcorreu dentro da normalidade. Ela frisou que os cinco titulares e os sete suplentes eleitos irão atuar pelos próximos quatro anos e que após a posse já iniciaram com as suas atividades. “São profissionais que estarão dispostos para atender os casos a qualquer hora com escala de plantão. Que todos tenham responsabilidade e cuidem bem das nossas crianças e adolescentes”, finalizou a presidente.