Reprodução/RJ

Uma das atrações da mostra é o curta de ficção “O roteiro”
O curso de Comunicação Social da Unisc promove nesta terça-feira, 7 de abril, a terceira edição da mostra “Em Cartaz”. A sessão de filmes começa às 19h no Anfiteatro do prédio 18 do Campus da Unisc, em Santa Cruz do Sul. Serão exibidos filmes produzidos no segundo semestre de 2014 nas disciplinas Documentário I, Roteiro, Produção e Direção de Curta-Metragem e Projeto Experimental em Audiovisual.
As duas primeiras edições, realizadas em fevereiro e em agosto do ano passado, lotaram o anfiteatro. A expectativa é repetir a dose. “Sendo um evento aberto, é uma forma de dar retorno à comunidade sobre o que nossos alunos realizam”, avalia o coordenador do Curso de Comunicação Social, Hélio Etges. Um dos objetivos da Mostra em Cartaz, explica Etges, é motivar os novos alunos do Curso de Produção em Mídia Audiovisual. “Vendo o trabalho dos colegas que já terminaram o curso ou que estão nos últimos semestres, os calouros e alunos dos primeiros semestres visualizam, concretamente, aquilo que podem realizar ao longo da vida acadêmica”, comenta.
Um dos acadêmicos que está na reta final do curso é Diego Tafarel, diretor do curta de ficção “O roteiro”. “Gravamos em cinco diárias de produção, quatro em Porto Alegre e uma em Santa Cruz do Sul” conta Tafarel. “A ideia era contar uma história diferente, que trabalhasse com metalinguagem e que pudéssemos aproveitar diversas vertentes cinematográficas. Esperamos que o curta possa rodar muitos festivais, como aconteceu com outros filmes nossos.”
O estudante William Borges, da equipe do documentário Som Azul, destaca o que mais o marcou no processo de produção. “O ponto alto para mim foi entrevistar Lauro Hagemann, o Repórter Esso gaúcho e, atualmente, uma lenda viva do nosso rádio.” Já o acadêmico Daniel Rocha assumiu múltiplas funções. Além de roteirizar e dirigir o curta “Pedro”, ele também atuou na frente das câmeras. “Foi uma ótima experiência escrever o roteiro, dirigir e atuar no curta, pois até então não tinha realizado nenhum trabalho nesta proporção dentro do curso”, destaca.
O professor Jair Giacomini, coordenador do evento, destaca que o formato de exibição “em clima de cinema” é diferenciado. “Embora a tela do computador e a dos celulares sejam novas possibilidades de ver filmes, nada substitui o espaço de uma sala de cinema.” E acrescenta: “A tela grande, a projeção de boa qualidade e a presença do público que reage ao teu lado constituem uma experiência insubstituível”. A sessão, com duração de 122 minutos, é aberta ao público, tem entrada franca e a classificação de faixa etária é de 14 anos. Confira os filmes que serão exibidos. (Fonte: Agência A4/Unisc)














