Início Geral Nutricionistas: atentos à saúde

Nutricionistas: atentos à saúde

Ana Souza
[email protected]

O dia 31 de agosto é alusivo aos Nutricionistas, a data é comemorada neste dia em virtude da criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), que ocorreu no mesmo dia, no ano de 1949. Essa Associação foi substituída pela Federação Brasileira de Nutricionistas e atualmente, pela Associação Brasileira de Nutrição (Asbran). O primeiro curso de Nutrição no Brasil foi criado em 1939, com duração de um ano. Desde então, os profissionais que são inseridos no mercado têm uma formação em nutrição humana, cada vez mais multidisciplinar e completa.
Foi através da nº 5.276, de 24 de abril de 1967 que a profissão de nutricionista surgiu. Em 17 de setembro de 1991, a Lei nº 8.234 regulamentou a profissão de nutricionista e definiu as atividades privativas deste profissional.
O Nutricionista exerce um papel fundamental na vida em sociedade, utilizando a ciência da nutrição, além de interpretar fatores culturais, biológicos, sociais e políticos, com vistas a melhorar a alimentação, bem como a saúde e a qualidade de vida das pessoas, em todas as fases da vida. O profissional é responsável por planejar programas de alimentação, preparar dietas e cardápios, supervisionar a produção de alimentos em cozinhas de indústrias e restaurantes, bem como acompanhar o regime alimentar de atletas. Também pode atuar em diversas áreas e setores.
No setor administrativo de uma empresa, indústria, hospital, hotel ou escola, o profissional gerencia a produção de alimentos. Na área de catering, pode elaborar cardápios para companhias aéreas e emissoras de televisão. Se optar por nutrição clínica, o profissional avalia o estado nutricional dos pacientes em ambulatórios, consultórios e hospitais e prescreve dietas de acordo com a enfermidade constatada.
Na área de marketing, o profissional pode desenvolver receitas e novos produtos alimentícios, promover degustações e organizar cozinhas experimentais. Na área de saúde pública, atua no planejamento de programas de merenda escolar e alimentação, em creches e postos de saúde.
Se optar por nutrição esportiva, o nutricionista pode trabalhar em clubes, academias, confederações ou por conta própria. Nesse caso, o profissional planeja cardápios e dietas adequadas às atividades físicas desempenhadas pelos atletas.

EXERCÍCIO PROFISSIONAL

Para exercer a profissão, os nutricionistas precisam ter como pré requisitos a inscrição no Conselho Regional de Nutrição (CRN) da respectiva jurisdição – Art. 17 do Decreto 84.444/80; Carteira de Identidade Profissional expedida pelo CRN – Art. 15 da Lei 6.583/78 e diploma expedido por Escolas de Graduação em Nutrição oficiais ou reconhecidas pelo MEC – Art. 1 da Lei 8.234/91.
Com duração média de cinco anos, o curso superior em Nutrição tem disciplinas da área médica que fazem parte do currículo básico. Na parte profissionalizante, terá aulas teóricas e práticas sobre qualidades nutricionais dos alimentos, métodos dietéticos, educação alimentar e saúde dos alimentos, entre outras. Fonte: www.ibge.gov.br

________________________________

Áreas de atuação (estabelecidas pela Resolução CFN nº 380)

1) Alimentação Coletiva: Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN), Alimentação Escolar e Alimentação do Trabalhador.
2) Nutrição Clínica: hospitais, clínicas em geral, clínicas em hemodiálises, instituições de longa permanência para idosos e spa; ambulatórios; banco de leite humano (BLH); lactários/centrais de terapia nutricional; atendimento domiciliar.
3) Saúde Coletiva: políticas e programas institucionais; atenção básica em saúde; vigilância em saúde.
4) Docência: ensino, pesquisa e extensão (graduação e pós-graduação) e coordenação de cursos.
5) Indústria de Alimentos: desenvolvimento de produtos.
6) Nutrição em Esportes: clubes esportivos; academias e similares.
7) Marketing de Alimentos e Nutrição.

 

Unisc
Curso de Nutrição realiza Semana Acadêmica

O curso de Nutrição da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizou de 25 a 28 de agosto a 14ª Semana Acadêmica. O evento foi marcado por diversas palestras tendo como local a Adunisc. No dia 25, às 19h, a nutricionista Ana Carolina Terrazzan falou sobre ‘Conceitos atuais em Alimentação na primeira Infância (0 a 3 anos)’; no dia 26, a nutricionista Camila Mai abordou sobre ‘Nutrição Esportiva na Prática Clínica’; dia 27, foram realizadas as palestra ‘Políticas Públicas no Combate à Obesidade’ com a nutricionista Vanessa Ramos Kirsten e ‘Cirurgia Bariátrica e a Importância da Nutrição’ com a  nutricionista Luciana Dapieve Patias. O encerramento, dia 28, foi marcado pela Oficina Funcional no Laboratório de Técnica Dietética com a nutricionista Lais Rauber Grehs. E, para comemorar os 15 anos do Curso de Nutrição, ocorreu na noite de 29 de agosto, na Adunisc um coquetel.
Conforme a coordenadora do curso de Nutrição da Unisc, Bianca Inês Etges, o decorrer do evento foi totalmente positivo. “O público foi muito participativo com a presença de diversos estudantes. As palestras também foram muito positivas e atraíram a atenção dos participantes. O evento fechou com chave de ouro em termos de organização.”

Fotos: Divulgação/Nutrição Unisc

Semana Acadêmica reuniu diversos estudantes na Adunisc

Oficina Funcional marcou o encerramento das atividades do evento