Início Educação Ocorrências frequentes em cruzamento deixam motoristas em alerta

Ocorrências frequentes em cruzamento deixam motoristas em alerta

Joice Camila Bastos

Um acidente de trânsito aconteceu por volta das 8h15min de ontem, no cruzamento das ruas Oscar Jost e São José. De acordo com testemunhas, uma Kombi que trafegava pela rua Oscar Jost, cortou a frente de um motoqueiro ao fazer uma conversão á esquerda, o motociclista que seguia pela mesma via em direção ao centro, foi atendido pelo Samu.

A brigada militar atendeu a ocorrência, e explicou que a quantidade de ocorrências neste local é frequente, podendo ter mais de uma ocorrência por dia. Relata também que mesmo com a sinaleira muitos motoristas não aguardam para fazer conversões com segurança, ocasionando os acidentes. Além das conversões outro fator que ajuda no aumento dos atendimentos é a troca de sinal; do verde para o amarelo, onde alguns motoristas acabam acelerando mais, cortando a via de forma imprudente.

Comerciantes próximos ao local também relatam a frequência desses casos. Ricardo Felipe da Rosa Rodrigues, comerciante do local, descreve: “São presenciadas muitas infrações neste local durante o dia todo, tem dias que contamos mais de 10 infrações, a maioria dos motoristas não respeitam o sinal vermelho, a faixa de pedestres, além de não esperarem para fazer as conversões à esquerda”.

Flávio Butzge outro comerciante, relata que de sua loja escuta o barulho das batidas, e ao sair pra rua, são geralmente as mesmas ocorrências, de motoristas que passam no sinal vermelho, além de condutores que cortam a frente um dos outros.

Outro ponto da cidade que segundo os transeuntes merece atenção é o cruzamento das ruas Marechal Floriano e Ramiro Barcelos, onde os motoristas que descem a Ramiro Barcelos ou que pretendem dobrar para a Marechal Floriano, ficam parados por minutos, o que gera filas e atrapalha o trânsito de forma geral, principalmente aos sábados, motoristas relatam ainda que ter um fiscal de trânsito nesse ponto seria importante para controlar além dos carros, os pedestres que  atravessam entre os veículos, no meio da rua.

De acordo com o secretário municipal de transportes e serviços públicos Alexsander Knak, a solução para o cruzamento das Ruas São José e oscar Jost já existe: o semáforo, mas a principal maneira de acabar com os ocorridos é atenção dos motoristas, que muitas vezes com presa, ou distraídos acabam cortando a frente do condutor oposto.  Ressalta ainda que cautela e prudência são importantes e que assim o trânsito flui de forma eficaz e segura.

Melhorias

A secretaria de transportes informa que vem realizando melhorias em toda a cidade, no momento, trabalham no bairro Belvedere, instalando luminárias para garantir a segurança de quem passa pelo local a noite.

As obras estão em andamento também na BR-471, onde no trecho que é de concessão municipal, a secretaria está trabalhando para melhorar as condições da rodovia, garantindo um trânsito de melhor qualidade. A rua Carlos Baumhardt de esquina com a rua Barão do Arroio Grande, receberá nos próximos dias um semáforo para ajudar no tráfego.

 

Créditos: Joice Camila Bastos

 

Ocorrências no cruzamento são constantes, motoristas devem ter atenção e cuidado ao converter à esquerda.