
Pela primeira vez em sua trajetória, a Orquestra de Câmara Unisc fará um concerto no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. A apresentação será nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, às 20h, com entrada franca. Sob regência do maestro Leandro Schaefer, o grupo apresentará duas das mais importantes serenatas do repertório para orquestra de cordas.
A Serenata para Cordas em Mi maior op. 22, de Antonin Dvorak, foi composta em apenas duas semanas, em maio de 1875, mesmo ano em que compôs a sua 5ª Sinfonia. A obra foi estreada em Praga, no ano de 1876, contribuindo para a ascensão de Dvorak enquanto compositor. Formada por cinco movimentos (Moderato, Menuetto: Allegro con moto, Scherzo: Vivace, Larghetto e Finale: Allegro vivace), a serenata combina um estilo cantabile, uma valsa lenta, estilo humorístico, beleza lírica e exuberância.
Já a Serenata para Cordas em Dó maior op. 48, de P. Tchaikovsky, foi composta em 1880 e teve a sua estreia no ano seguinte, em São Petersburgo. É uma das obras mais conhecidas do compositor. Formada por quatro movimentos (Pezzo in forma di sonatina: Andante ma non troppo – Allegro moderato, Valse: Moderato – Tempo di Valse, Élégie: Larghetto elegiaco e Finale – Tema Russo: Andante – Allegro con spirito), a serenata tem uma mistura de imitação de estilo de Mozart e a musicalidade e a expressividade visceral da música russa. Tchaikovsky registrou a sua intenção de sonoridade da obra escrevendo na partitura que ela devia ser tocada pelo maior número de músicos possível.
A apresentação faz parte do projeto Circuito Orquestra da Unisc, aprovado junto ao Ministério da Cultura.














