Início Geral Outubro Rosa | Cisvale credencia Unidade Móvel e disponibiliza 600 mamografias para...

Outubro Rosa | Cisvale credencia Unidade Móvel e disponibiliza 600 mamografias para região

Ação itinerante irá levar o exame de mamografia para os 17 municípios consorciados

Ação itinerante irá levar o exame de mamografia para os 17 municípios consorciados
Divulgação

O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), lança em outubro uma campanha de prevenção ao câncer. Por meio de uma parceria com o Mama Móvel, será disponibilizada uma unidade móvel para percorrer os 17 municípios consorciados, realizando 600 mamografias, divididas proporcionalmente aos municípios. A partir do próximo dia 9, inicia-se um roteiro de exames pela região.
A intenção, conforme o presidente do Cisvale, Gilson Becker, é ampliar o acesso aos exames de rastreio como a mamografia, que para mulheres com idade dos 50 aos 69 anos é indicado anualmente. A ação deverá percorrer os 17 municípios consorciados e contar com o apoio de prestadores de serviço da área credenciados ao Cisvale. “Enquanto consórcio regional, nossa atuação na área da saúde tem como principal objetivo ampliar o acesso a consultas, exames, diagnóstico e tratamentos especializados aos nossos municípios. Esta ação, viabilizada com a empresa do Mama Móvel será muito importante para alcançar uma demanda de exames maior”, pontua.
O roteiro será iniciado em Vera Cruz, no próximo dia 9 (veja tabela abaixo). Durante todo o mês de outubro, a unidade móvel irá percorrer os municípios, alguns deles com destaque para atenção às comunidades do interior. “A divisão do número de exames disponibilizados se deu a partir de um levantamento feito com o público-alvo prioritário (50 aos 69 anos), segundo o Ministério da Saúde. Contabilizamos a quantidade de mulheres em cada um dos municípios e fizemos o rateio”, confirma o presidente.
Segundo a diretora executiva do Cisvale Léa Vargas, o Mama Móvel tem capacidade de realizar até 70 exames por dia. A mamografia é feita dentro do consultório móvel e o resultado será encaminhado após, para a Unidade Básica do município. Em casos em que houver a detecção de algum problema, o serviço de saúde de referência da paciente será comunicado com urgência, para os procedimentos necessários em caso de um diagnóstico que pode apontar um resultado positivo para câncer de mama. “A importância da prevenção se dá por diversos dados. Entre eles, um estudo da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (Iarc), que prevê que até 2040, a carga do câncer de mama aumentará para mais de 3 milhões de novos casos por ano. Isso representa um aumento de 40%”, alerta Léa.
De acordo com ela, com exceção do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o que mais acomete mulheres no Brasil. “Por isso a necessidade do diagnóstico precoce ainda é o melhor caminho, e alguns resultados positivos já podem ser percebidos nas ações de controle. O Outubro Rosa é fundamental para promover a saúde preventiva da mulher e reverter essa situação alarmante. Nosso papel enquanto consórcio com atuação na área da saúde é promover ações como esta, que democratizam o acesso ao tratamento preciso”, complementa a diretora.

Cronograma do Mama Móvel na região

09/10 – Vera Cruz
10 e 11/10 – Santa Cruz do Sul (Rio Pardinho e Monte Alverne)
13 e 14/10 – Candelária
15/10 – Rio Pardo
16/10 – Santa Cruz do Sul – Alto Paredão
17/10 (manhã) – Boqueirão do Leão
17/10 (tarde) – Gramado Xavier
18/10 (manhã) – Herveiras
18/10 (tarde) – Vale do Sol
19/10 (manhã) – Sinimbu
19/10 (tarde) – Vale Verde
20/10 (manhã) – Mato Leitão
20/10 (tarde) – Venâncio Aires
21/10 – Venâncio Aires
23/10 – Passo do Sobrado
24/10 – Encruzilhada do Sul (manhã)
25 e 26/10 – Pantano Grande
27/10 (manhã) – Minas do Leão
28/10 – General Câmara
29/10 (manhã) – General CâmaraCisvale credencia Unidade Móvel e disponibiliza 600 mamografias para região