Início Geral Outubro Rosa | Na próxima segunda-feira, Mama Móvel inicia roteiro pela região

Outubro Rosa | Na próxima segunda-feira, Mama Móvel inicia roteiro pela região

Abertura da ação especial realizada pelo Cisvale ocorre no Espaço Mamãe - Criança, no Centro de Vera Cruz

Mama Móvel irá levar a oportunidade de fazer um exame sem a necessidade de um deslocamento maior para a realização do mesmo
Divulgação/RJ

A partir da próxima segunda-feira, o Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) dá a largada para o roteiro do Mama Móvel. A unidade, que realiza até 70 mamografias digitais por dia, irá percorrer a região realizando exames de rastreio para o câncer de mama em mulheres na faixa dos 50 aos 69 anos. A marcação dos exames é feita pela Secretaria de Saúde do município e a abertura do roteiro ocorre no Espaço Mamãe – Criança, no município de Vera Cruz.
Conforme o presidente do Cisvale, Gilson Becker, é papel do consórcio promover ações na área da saúde que vão de encontro aos pacientes, facilitando o acesso a exames importantes como a mamografia. “É muito importante promover a prevenção, pois o câncer é uma doença que tem cura, quando detectada de forma antecipada. O Mama Móvel irá viabilizar isso e ainda, levar a oportunidade de fazer um exame sem a necessidade de um deslocamento maior para a realização do mesmo”, avalia.
O Cisvale credenciou 600 exames com a empresa que realiza as mamografias digitais. No entanto, em alguns municípios, haverá um aporte da Secretaria de Saúde para a ampliação dos exames, uma vez que a unidade tem capacidade de realizar até 70 mamografias por dia. “Esta ação combinada com os municípios aumenta e muito as ações de prevenção, realizadas de maneira individual, dentro do Outubro Rosa”, comenta o presidente do consórcio.
Por ser um projeto pioneiro na região, o Cisvale realiza na próxima segunda-feira, 9, uma solenidade de abertura do roteiro do Mama Móvel. Para dar início às atividades, no município de Vera Cruz, empresas credenciadas, gestores dos municípios consorciados e profissionais ligados à área foram convidados para o evento, que inicia às 8h30min.
A marcação dos exames é realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde de cada prefeitura. O critério de seleção utilizado foi da faixa de idade dos 50 aos 69 anos, quando, segundo o Ministério da Saúde, torna-se obrigatória a realização periódica da mamografia. No dia da realização, a paciente deverá portar da guia de autorização do exame, referência e documentos pessoais com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cronograma do Mama Móvel

Vera Cruz – 09/10/2023 – dia todo;
Santa Cruz do Sul (Rio Pardinho) – 10/10/2023 – dia todo;
Santa Cruz do Sul (Monte Alverne) – 11/10/2023 – dia todo;
Candelária (PAM Central) – 13/10/2023 – dia todo;
Candelária (UBS Irene da Silva) – 14/10/2023 – dia todo;
Rio Pardo – 15/10/2023 – dia todo;
Santa Cruz do Sul (Monte Alverne) – 16/10/2023 – dia todo;
Gramado Xavier – 17/10/2023 – à tarde;
Herveiras – 18/10/2023 – de manhã;
Vale do Sol – 18/10/2023 – à tarde;
Sinimbu – 19/10/2023 – de manhã;
Vale Verde – 19/10/2023 – à tarde;
Mato Leitão – 20/10/2023 – de manhã;
Venâncio Aires – 20/10/2023 – à tarde;
Venâncio Aires – 21/10/2023 – dia todo;
Passo do Sobrado – 23/10/2023 – dia todo;
Encruzilhada do Sul – 24/10/2023 – de manhã;
Pantano Grande – dias 25 e 26/10 – dia todo;
Minas do Leão – 27/10/2023 – dia todo;
General Câmara – 28/10/2023 – dia todo;
Boqueirão do Leão – 30/10/2023 – a confirmar.

Emoção à flor da pele

Ana Souza
[email protected]

Recentemente a apresentadora do Globo Esporte do RS, jornalista Alice Bastos Neves, esteve em Santa Cruz do Sul participando de um evento beneficente promovido pelo Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial e Industrial (ACI). A ação foi voltada à prevenção do câncer ginecológico, com a palestra “As Marcas do Protagonismo”. Alice trouxe o relato de sua história de protagonismo e suas marcas, além de abordar sobre a superação do câncer de mama descoberto em 2020. Na temática a força para superá-lo.
E este exemplo da jornalista é a força que move a moradora santa-cruzense Mara Rejane Greiner, moradora de Santa Cruz do Sul, mãe de Gabrielle, 31 anos, que também passa, com uma força de superação, pelo câncer. Ela se emocionou no momento em que a apresentadora fez uma vídeo chamada para a filha, dando forças para superar. “Minha filha descobriu o câncer de mama logo no início e fez uma ecografia mamária. Logo em seguida começou o tratamento que é muito importante na fase inicial. Foi bem difícil receber a notícia, pois ver um filho com dor é insuportável. Ela é muito corajosa, cortou sozinha o cabelo. Precisamos ter força e esta palestra da Alice nos motiva a seguir lutando para superar tudo. Me acalentei ouvindo a Alice, admiro demais ela!”

Mara com a jornalista Alice
Fotos: Divulgação/RJ


Gabrielle ao receber o vídeo também sentiu a mesma emoção. “Sobre o video, infelizmente não pude ir na palestra pois tive outro compromisso que já estava marcado. Mas foi muito legal receber o carinho dela, ela foi muito simpática. E é bom ouvir depoimentos de pessoas que passaram por isso pra gente ver que não estamos sozinhas, e que tudo isso é transitório e vai passar. Acho que isso é o que mais me ajuda, além do apoio das pessoas na minha volta (tanto da família, como amigos e no trabalho) é saber que cada fase tem seu tempo e suas reações, mas que fazem parte do tratamento e que vem pra bem maior. Que é a cura.”

Gabrielle Greiner:
“Não estamos sozinhas, tudo isso é transitório e vai passar”