Início Esportes Pan-Americano Universitário: santa-cruzense é campeão no vôlei

Pan-Americano Universitário: santa-cruzense é campeão no vôlei

Giovani Faccin, que joga na Chapecoense e Unoesc, irá com o time brasileiro para a Universidade

Foto: Arquivo Pessoal
Atleta começou na modalidade por meio do projeto Nosso Volêi/Mauá

José Carlos Ferreira
[email protected]

Santa Cruz do Sul tem um filho seu campeão dos Jogos Pan-Americanos Universitários, disputados em Mérida, no México, de 14 a 26 deste mês. Giovani Faccin, de 19 anos, integrou a equipe masculina de vôlei do Brasil, que venceu os donos da casa na final do torneio. O título também colocou o time nacional nos Jogos Mundiais Universitários, a Universíade, que está programada para ocorrer de 28 de julho a 8 de agosto do ano que vem em Chengdu, na China.


Bicampeã dos Jogos Universitários Brasileiros em setembro deste ano, a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), de Chapecó, formou a base da equipe nacional que foi ao México, com Giovani e seis dos seus companheiros de time, mais três atletas selecionados em outras instituições. Após os JUBs, o grupo treinou por duas semanas na cidade catarinense, a fim de encarar o Pan, onde venceu as cinco partidas do programa.


O versátil atacante Giovani – atua como oposto, central e ponteiro – é fruto do projeto Nosso Vôlei, mantido pelo Colégio Mauá. “Comecei lá nas escolinhas, no tempo em que a gente treinava no Corinthians, hoje União Corinthians. Aí tive convocações para a seleção gaúcha, passei a jogar no time adulto do Mauá, tive uma passagem pelo Colégio Sinodal (de São Leopoldo). Então fui para a Chapecoense, onde neste ano disputamos a Superliga B, fomos campeões dos JUCs (Jogos Universitários Catarinenses), o que nos classificou para os JUBs, onde também fomos campeões e nos levou ao Pan”, contou o atleta.


Sondado por clubes do centro do País, Giovani optou por continuar no projeto de vôlei da Chapecoense e da Unoesc, na qual cursa o quarto semestre de Educação Física. O próximo desafio serão os Jogos Abertos de Santa Catarina, de 11 a 16 de novembro em Rio do Sul. “Teve procura de times paulistas para jogar o Estadual Sub-21 de lá neste ano e sondagens de outros clubes. Mas eu escolhi ficar em Chapecó, até por ter a faculdade e porque é um time bom, que está crescendo muito. Em janeiro já vamos jogar a Superliga B de novo. E, claro, em Chapecó estou mais perto de casa Santa Cruz”, justificou Giovani, que, contudo, não deixa de sonhar com a Superliga A do vôlei nacional e atuar fora do País.