Grasiel Grasel
[email protected]
Aos que já consideram elevado o valor a passagem de ônibus em Santa Cruz do Sul, eis a má notícia: o consórcio responsável pelo transporte urbano na cidade, o TCS, sugeriu aumentar em 12,9% a cobrança, que poderá passar a custar R$ 4,80. O assunto ainda deve passar por consulta pública até dia 23 de janeiro, quando também ocorre uma audiência pública.
A nova proposta de custo para a passagem foi encaminhada para a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Santa Cruz (Agerst), que já abriu uma consulta pública até dia 23, quando acontece uma audiência pública, às 10 horas, no auditório da Secretaria Municipal da Educação.
Embora que um novo aumento assuste, o presidente da Agerst, Auro Schilling, explica que o processo de reajuste ocorre anualmente e faz parte do contrato firmado com a prefeitura. “Eles fazem o levantamento de todos os custos, todo o número de passageiros, e isso entra no cálculo de uma tabela fornecida pelo governo federal, e isso resulta em um valor de passagem”, explica.
Depois de apreciar a tabela da TCS, a agência faz o próprio cálculo para verificar o que foi proposto pelo consórcio, reitera as informações de acordo com as sugestões recebidas na consulta pública e, depois de apreciada também na audiência pública, a tabela com o novo cálculo é encaminhada ao prefeito Telmo Kirst, que faz a homologação do novo preço da passagem.
Para participar da consulta pública, basta que o santa-cruzense envie sua sugestão ou contestação para o e-mail [email protected] ou então pessoalmente, no Protocolo da Agerst, de segunda a sexta, das 7h45 às 11h45 e das 13h às 17h, na rua Cel. Oscar Jost, 1551, Sala 111.














