Cristiano Silva
[email protected]
Cristiano Silva
Cerimônia na tarde de ontem, 11 de abril, contou com os cerca de 400 bolsistas que iniciarão
as atividades nas escolas a partir da próxima segunda-feira, 14 de abril
Na tarde de ontem, sexta-feira, 11 de abril, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) deu por aberto oficialmente as atividades do seu Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) em 2014.
O Pibid se destina a oferecer bolsas de iniciação à docência para estudantes de cursos de licenciatura para que eles exerçam atividades pedagógicas nas escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade de ensino dessas escolas.
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O projeto promove a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
OBJETIVOS
Os objetivos do Pibid tratam de Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica, contribuir para a valorização do magistério, elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica, inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.
O programa também busca incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério, e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
CERIMÔNIA
Cristiano Silva
Elenor José Schneider, Carmem Lúcia Helfer, Rudimar Serpa de Abreu e Nasário Bohnen
preencheram a mesa de conversa no palco do Auditório Central
O evento realizado no Auditório Central marcou o início das atividades em que cerca de 400 bolsistas das treze licenciaturas da Unisc (Pedagogia, Computação, Ciências Biológicas, Educação Física, Letras Português, Letras Inglês, Letras Espanhol, Matemática, Química, Física, Filosofia, História e Geografia) que iniciarão as atividades em 12 escolas (Luís Dourado, Santa Cruz, Goiás, Duque de Caxias, José Ferrugem, São Canísio, Menino Deus, Santuário, Alfredo Kliemann, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Esperança e Willy Carlos Fröhlich)de Santa Cruz do Sul.
Para o coordenador do programa na Unisc, Rudimar Serpa de Abreu, o valoré uma consolidação de um novo momento das licenciaturas. “A importância aqui é muito grande, principalmente na questão de estar levando qualidade ao ensino nas escolas. Iniciamos com 100 bolsistas e hoje estamos com 400. Hoje esta é uma área que tem incentivo, tem fomento, tem pesquisa, tem extensão e tem bolsas para isso” destaca.
Presente no evento, a reitora da Unisc, Carmen Lúcia Helfer, ressaltou a importância de bons professores no nosso país e o quanto o Pibid acrescenta nessa questão. “O Brasil precisa de professores qualificados, que realmente conheçam e vejam a realidade das escolas, e o Pibid tem essa característica” comenta.
Já ElenorJoséSchneider, pró-reitor de Graduação da Unisc, relembra as primeiras atividades relacionadas ao Pibid na Unisc em 2010. “Eu participei da primeira reunião que tratou doPibid aqui na Universidade, e achei que na ocasião seria um grande salto para nós todos. Devemos cada vez buscar fazer com que a Universidade e a escola fiquem mais perto” finaliza Elenor.














