
LUANA CIECELSKI
[email protected]
Uma cerimônia realizada em frente ao Centro Integrado de Segurança Pública de Santa Cruz do Sul marcou a passagem de comando do Pelotão de Operações Especiais (POE) do 23º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na tarde da última quarta-feira, 1º de agosto. O tenente Samir Aozani Moraes deixou o cargo que foi assumido pelo tenente Carlos Moises Savian dos Passos.
O tenente Samir havia assumido o posto em fevereiro de 2018, e de acordo com o comandante do 23º BPM, o tenente-coronel Giovani Paim Moresco, exerceu papel importante em diversas operações importantes, entre elas a de escolta de combustíveis para abastecer Santa Cruz do Sul durante a Greve dos Caminhoneiros que aconteceu em maio desse ano. “O trabalho e a liderança dele foram essenciais”, destacou Moresco.
Já o tenente Savian, que assumiu o cargo, na verdade está retornando após ter sido promovido ao posto de 1º Tenente. Para Moresco, ele vem com a missão fundamental de todos os policiais, que é promover a segurança pública, mas mais do que fazer a repressão, vem também para garantir a livre cidadania da comunidade.
Na oportunidade da cerimônia de troca de comando, o 23º BPM também fez a entrega oficial de duas viaturas e de dois fuzis para o POE. A entrega foi feita pelo Secretário Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esportes, Henrique Hermany, que também esteve presente no ato.
O Pelotão de Operações Especiais foi fundado em Santa Cruz do Sul em 21 de agosto de 2002 e tem como função prestar apoio à 1ª e 2ª Companhia de Santa Cruz do Sul, além dos demais 22 municípios abrangidos pelo 23º BPM. Seu papel é fundamental nas operações de grande porte, naquelas em que é necessário um maior poder bélico ou que possuem maior periculosidade.














