LUANA CIECELSKI
[email protected]
O Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores (AGES) foi criado em 2003 com o objetivo de reconhecer e dar visibilidade a autores gaúchos das mais diversas categorias, elegendo os melhores livros do ano,e na edição de 2017 há poesia local disputando esse título. “O livro das sombras, jazz & outros poemas” (Catarse, 2016) do professor universitário e morador de Santa Cruz do Sul Demétrio de Azeredo Soster está entre os finalistas do prêmio.

A lista das obras escolhidas como finalistas do Prêmio AGES Livro do Ano 2017 foi divulgada no último final de semana e essa é a segunda vez que Demétrio tem uma obra sua classificada. Em 2016, o livro “Quase coisa” também esteve entre os finalistas. Isso torna o fato ainda mais importante para Demétrio. “Sinto-me muito honrado e sobretudo, feliz com a indicação ao prêmio. Trata-se de algo muito relevante na literatura gaúcha e ter sido indicado, pela segunda vez em dois anos, finalista ao lado de tantos e tão bons autores me deixa, como disse, muito feliz. Claro que a gente quer ser escolhido à final e tal, mas estar entre os finalistas, e pela segunda vez, já está mais do que bom, com certeza”, comemora.
Seguindo o modelo de outros anos, os concorrentes foram divididos em oito categorias: narrativa longa (romance ou novela), narrativa curta (conto ou miniconto), literatura infantil, literatura juvenil, crônica, não ficção, especial e poesia, categoria à qual se enquadra “O livro das sombras” de Demétrio. Integrada pelas professoras Alessandra Flach (doutora em Literatura Brasileira pela UFRGS), Ângela Rolla (professora da Ulbra, doutora em Literatura Brasileira) e Vera Hass (doutora em Literatura Brasileira pela UFRGS), a comissão julgadora indicou três livros finalistas em cada uma das oito categorias.
A partir desta pré-seleção, caberá agora aos associados da AGES escolher o livro vencedor de cada categoria. A diretoria da AGES enviará a cada um dos sócios uma cédula com os nomes das obras finalistas, e o associado poderá escolher um livro de cada uma das oito categorias. O voto deverá ser enviado por e-mail até o dia 25 de julho. Os vencedores serão conhecidos durante cerimônia a ser realizada no dia 5 de agosto, às 19 horas, no auditório Barbosa Lessa, do Centro Cultural Erico Verissimo, em Porto Alegre.
Os vencedores do Livro do Ano receberão um troféu criado pela artista plástica Lília Manfrói e o livro mais votado, independentemente de categoria, receberá, além do Prêmio AGES/Sintrajufe-RS um prêmio no valor de R$ 1 mil.














