LUANA CIECELSKI
[email protected]
A educação de Santa Cruz do Sul recebeu uma boa notícia na noite da última terça-feira, 19 de setembro. Dos oito Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), dois subiram de nível na classificação do Ministério da Educação (MEC), ou seja, tiveram suas notas aumentadas, e os outros seis consolidaram as notas que já vinham recebendo em anos anteriores.
Para classificar os PPGs, o MEC dá notas de 1 a 7. Entre os programas da Unisc, três possuíam a note 3, até por serem bastante recentes, outros três possuíam a nota 4 e dois possuíam a nota 5. Agora cinco deles possuem a nota 4. Dois a mais.
Esses dois programas que subiram de nível foram o PPG em Promoção da Saúde e o PPG em Administração. Na prática, de acordo com a Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc, Andréia de Moura Valim, isso mostra que a Unisc tem bons programas e que eles são qualificados. Além disso, a partir da nota quatro, o programa tem a possibilidade de abrir turmas de doutorado. “Nós agora vamos trabalhar por isso”, destaca Andreia.
Além desses dois programas, o PPG em Processos Industriais – um dos mais recentes – manteve a nota 3, os PPGs em Letras, Educação e em Tecnologia Ambiental mantiveram a nota 4, e os PPGs em Desenvolvimento Regional e em Direito, os mais antigos da universidade mantiveram a nota 5.
Para dar essas notas, o Ministério da Educação avalia diversos pontos, entre eles a qualidade das pesquisas desenvolvidas dentro do programa, bem como alunos e docentes, propostas pedagógicas e formas de ensino, além da estrutura do programa.
EM BUSCA DA EXCELÊNCIA
Em função dessa nova classificação, além da busca por ampliação dos PPGs em Promoção da Saúde e em Administração, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação também buscará o aumento das notas dos PPGs em Desenvolvimento Regional e em Direito. Conforme explica Andréia, a nota mínima para que exista um mestrado é 3, para o doutorado é 4 e a partir da nota 6, o programa passa a ser considerado de Excelência. E é isso que a Unisc pretende buscar. “Essa será outra das nossas metas. Queremos alcançar a Excelência”, aponta Andréia.














