
Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Um dos principais cartões postais de Santa Cruz do Sul ganhará um novo visual. Em ato realizado na tarde da última terça, 3, na Praça da Bandeira, em frente ao Palacinho, o prefeito Telmo Kirst assinou o termo de início das obras de revitalização do calçadão e da rua Marechal Floriano. As obras iniciam nos próximos dias e mudarão a rotina da principal via do centro da cidade.
Em entrevista concedida para a imprensa após a assinatura, o prefeito Telmo Kirst destacou que a obra deixará o centro como um dos locais mais bonitos do município. “Estamos trabalhando para tornar Santa Cruz mais bonita para que as pessoas tenham orgulho de viver aqui. Hoje estamos dando um passo grande para deixar a cidade ainda mais querida para todos nós”, salientou. A previsão é de a obra ser concluída em oito meses, mas o prefeito frisou que pretende ver a revitalização concluída em seis meses. “É só não faltar recursos e não vai faltar. Seguramente a empresa vai fazer em meio ano”, finalizou o chefe do executivo.
O valor estimado é de R$ 4.152.035,66 com recursos do Badesul via Programa POE/Pimes e contrapartida da prefeitura. A empresa Progetto Sul Ltda, de Lajeado, vencedora da licitação, será a responsável pela execução dos trabalhos. Conforme Daniel Feuerharmel, secretário interino de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), o cronograma será feito por etapas, quadra por quadra, visando minimizar ao máximo os transtornos à população, uma vez que a Rua Marechal Floriano concentra inúmeros estabelecimentos como clubes, escolas, bares, restaurantes, comércio e serviços.
A obra deverá iniciar pela parte que envolve a ampliação do passeio, o que inclui as três quadras entre a 28 de Setembro e a Galvão Costa. Na segunda etapa, os trabalhos terão sequência com a revitalização do passeio público, nas duas quadras existentes entre as ruas Ramiro Barcelos e 28 de Setembro. O calçamento será assentado com pedra basalto cerrado e os canteiros terão 2,80 metros de largura, sendo projetados para dar mais espaço para o desenvolvimento das tipuanas e oferecer uma maior segurança para o público.
A estética da principal rua da cidade deverá impressionar por sua beleza com a revitalização. Além da amplitude do novo passeio, o local ganhará novos bancos e floreiras, instalados no meio da calçada e não mais próximo do fluxo de veículos, conforme previa o projeto anterior. Também um amplo pergolado em madeira, com assentos e iluminação, será instalado na quadra da Praça da Bandeira. No tocante à iluminação, novidades também estão por vir. Serão instalados postes galvanizados com luminárias em led e os novos arcos metálicos terão cordas com lâmpadas coloridas, que poderão variar conforme a temática escolhida para cada evento ou festividade.
CUIDADO COM AS TIPUANAS
O túnel verde formado pelas tipuanas receberá cuidados especiais durante a obra de revitalização. Feuerharmel explica que para não haver dano às árvores, as obras terão acompanhamento permanente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade (Semass) com a atuação constante de duas biólogas durante os trabalhos para avaliar cortes e possíveis intervenções nas árvores. “O projeto já foi pensado nisso com foco da obra sendo as tipuanas onde foi realizado um estudo ambiental para cuidar das árvores. Vamos alargar canteiros, diminuir estacionamentos e aumentar o passeio público com maior acessibilidade para as pessoas mantendo a beleza do túnel verde”, salientou.
O secretário interino confirmou que serão trabalhados os dois lados da via com a realização de uma nova drenagem e a substituição dos antigos paralelepípedos por bloquetes intertravados. Seguindo a tendência mundial de humanização de espaços públicos, o estacionamento deixará de existir, restando apenas vagas para portadores de deficiência, idosos e locais para carga e descarga. Também as rampas de acesso ficarão mais amplas, proporcionando mais conforto aos deficientes. No primeiro trecho está prevista ainda a utilização da rede de drenagem existente, com substituição das bocas de lobo e, nas quadras entre as ruas 28 de Setembro e Galvão Costa, a execução de uma nova rede de drenagem pluvial. A Secretaria Municipal de Transportes, Serviços e Mobilidade Urbana (Setsu) ficará responsável pelas intervenções no trânsito, como as interrupções no fluxo, que deverão ocorrer no andamento dos trabalhos.














