Início Saúde Preserve o meio ambiente e colabore com a saúde das pessoas

Preserve o meio ambiente e colabore com a saúde das pessoas

Um dos pontos de coleta é o Riovale Jornal, situado na Osvaldo Cruz, 402

Sara Rohde
[email protected]

Preservar o meio ambiente está entre os objetivos da arrecadação das tampinhas de plástico e lacres de metal. Podem ser guardadas as tampas de café, pasta de dente, refrigerante e água entre outras e os lacres de latinhas. Em Santa Cruz do Sul o Hospital Santa Cruz e o Hospital Ana Nery estão envolvidos em ações que arrecadam os produtos e o Riovale Jornal é um dos pontos de coleta. 
O Hospital Santa Cruz criou o projeto Bem na Tampa, que visa coletar tampas plásticas e lacres de metal, os quais são vendidos e tem a renda revertida em fundos para áreas de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). As prestações de contas são apresentadas periodicamente à comunidade. 
Além de beneficiar a saúde das pessoas, a saúde do planeta também agradece com a diminuição da poluição dos resíduos. Assim, se contribui com a perspectiva institucional de sustentabilidade. Até o dia 26 de abril, quase 1 tonelada e meia de tampinhas foram arrecadadas.
No Hospital Ana Nery segue a campanha sustentável onde a arrecadação dos materiais gera solidariedade para a saúde da região. O projeto Hábito Legal visa juntar tampinhas de plástico e lacres de metal com o objetivo de reduzir a poluição do planeta, pois todo material reciclável doado à instituição é comercializado, e o valor é revertido para melhorias internas e projetos de ações ambientais internas.
No dia 6 de maio o Ana Nery recebeu a doação de 71 kg de tampinhas, 9 kg de latinhas de alumínio e 24 kg de garrafas pet, oriundas do escoteiro Willian Augusto Reis e da chefe Lisandra Padilha Ribeiro. A doação foi entregue ao Setor de Gestão Ambiental.
Para beneficiar o meio ambiente e ajudar as instituições de saúde, o Riovale Jornal entrou de cabeça nas campanhas e se tornou um dos pontos de coleta. Quem tiver os materiais recicláveis pode deixar na Rua Osvaldo Cruz, 402, bairro Higienópolis. A orientação é que coloque os lacres dentro de uma garrafa pet para facilitar a contagem. Os demais produtos podem ser trazidos soltos que há onde deixá-los.