Uma diversificada programação está sendo realizada desde a última sexta-feira, 4, na Semana do Empreendedor em Santa Cruz do Sul que segue com as atividades até o dia 10. O tema escolhido nesta edição foi Municípios Inteligentes e reúne empreendedores e interessados em empreender de todos os segmentos econômicos. A iniciativa é uma realização da Assemp, com o apoio da Prefeitura, Ativales, Associação Santa Cruz Novos Rumos (Ascnor), Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITI), Unisc, por intermédio do Parque Tecnológico da Unisc (TecnoUnisc) e da ITUnisc, Senai, Senac, Ajesc, ACI e Sebrae-RS.
Entre as atividades da programação está a palestra internacional promovida pelo APL de TI/Associação das Empresas de Tecnologia da Informação dos Vales do Taquari e Rio Pardo (Ativales). O presidente do Conselho do Linux Professional Institute (LPI), Jon “Maddog” Hall, vai abordar o tema “Capacidades profissionais para o mercado de TI hoje e daqui para a frente”, na próxima quinta-feira, 10, a partir das 8h30, no auditório do TecnoUnisc.
O vice-presidente institucional da Ativales, Eduardo Kroth, e um dos coordenadores da Semana do Empreendedor, destaca que a vinda de Jon “Maddog” Hall é muito importante para discutir com as empresas e profissionais locais as tendências para o mercado de TI. “A palestra dele vai servir para trazer à região a experiência de uma pessoa que trabalha há anos com o desenvolvimento de software livre”, observa.
A temática abordada por Jon será independente do que as pessoas escolherem para trabalhar no futuro, seguindo a atualidade e tendências tecnológicas – inteligência artificial, robótica, internet das coisas, ciência de dados, criptomoedas, contratos inteligentes, entre outros -, estará trabalhando com softwares livres, de código aberto, a base de tudo isso. Jon Maddog Hall é presidente do conselho do Linux Professional Institute e irá falar de sua experiência no mercado de trabalho com software livre.
Aos 67 anos, o americano comanda o Conselho do Linux Professional Institute (LPI), e é CEO da OptDyn, LLC. É criador do software de nuvem p2p privada e segura Subutai. Jon trabalha com informática desde 1969, com passagens pela Western Electric Corporation, Aetna Life and Casualty, Bell Laboratories, Digital Equipment Corporation, VA Linux Systems, e SGI. Foi CTO e embaixador da Koolu e diretor executivo da Linux International, uma associação sem fins lucrativos de empresas de grande relevância internacional na área de TI que promovem sistemas operacionais baseados em Linux.
Seu interesse por Linux surgiu na época em que trabalhava na Digital e foi fundamental para conseguir equipamentos e recursos para que Linus Torvalds pudesse completar seu primeiro porte, uma versão do Linux para a plataforma Alpha da Digital. Foi nessa época que Hall, residente de New Hampshire, deu início ao Grupo de Usuário Linux de seu estado. A placa do carro de Hall é UNIX.
Jon Hall também é membro dos conselhos de várias empresas e organizações não governamentais, incluindo a Associação USENIX. Ele é reconhecido na comunidade de desenvolvedores e uma figura respeitada no movimento do software livre. No UK Linux and Open Source Awards 2006 ele recebeu um Prêmio de Reconhecimento para Toda a Vida por seus serviços à comunidade de Código Fonte Aberto. Hall possui mestrado em Ciência da Computação pelo Rensselaer Polytechnic Institute (1977) e um Bacharelado.

8h – Palestra: A sustentabilidade empresarial e sua contribuição com o desenvolvimento das cidades
Palestrante: Eduardo Assmann
Local: ACI
Promoção: Café Empresarial ACI
12h – Palestra: Empreendedorismo e sustentabilidade: desenhando um novo futuro
Palestrante: Ana Flávia Marques
Local: Quiosque da Praça
Promoção: Ajesc
19h – Palestra: Painel “Meios e tecnologias para uma zona rural inteligente”
Painelistas: Professor Marcelo Gravina de Moraes, da Faculdade de Agronomia, da UFRGS; Renato Kreimeier, da Cooperativa Regional Agropecuária Languiru; José Claudio Mota, da EMATER RS; e professor João Paulo Reis Costa, da Escola da Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc).
Local: Anfiteatro Bloco 18, UNISC
Promoção: Assemp
19h – Palestra: Oficina de Negócios para Cidades Inteligentes
Palestrante: Luiz Henrique Rauber Rodrigues
Local: Senac
Promoção: Senac
9 de maio (4ª.feira)
9h30 – Palestra: Smart Cities no contexto da automação
Palestrante: Taiser T. T. Barros
Local: Senai
Promoção: Senai
13h – Evento: 7ª Rodada de Negócios Multissetorial de Santa Cruz do Sul
Local: Aquarius Flat
Promoção: ACI e Sebrae
19h – Palestra : Case 1 – Foco Alternativo – Alberto Francisco Rodrigues
Case 2 – Tekann – Alison Mann e Fabio Tusset
Local : Anfiteatro Bloco 18, UNISC
Promoção: Curso de Administração da UNISC
10 de maio (5ª.feira)
7h50 – Café e Recepção
8h30 – Palestra Internacional: Seu trabalho tem a ver com software livre?
Palestrante: Jon Maddog Hall
9h30 – Perguntas e Networking
Informações e inscrições com [email protected] – 51.3717.7663
Local: Bloco 19 da Unisc
Promoção: Café com TI – Ativales
19h – Palestra: Cidades Inteligentes: Desafios e Oportunidades
Palestrante: Professor Fabiano Hessel
Local: Anfiteatro Bloco 18, UNISC
Promoção: Assemp














