Início Geral Progresso social e ajuda mútua por meio do cooperativismo

Progresso social e ajuda mútua por meio do cooperativismo

Data celebra o fato de que os homens vêm trabalhando em conjunto, desde os tempos mais primitivos, na colheita e na produção de bens

Neste sábado, 3, comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo. A primeira celebração ocorreu no ano de 1923, sendo lembrado sempre no primeiro sábado do mês de julho com a união de todos os povos ligados às atividades cooperativadas. Mas, oficialmente, a data foi criada no ano de 1994, inicialmente chamada de Dia da Cooperação e, posteriormente, Dia do Cooperativismo.

A palavra cooperativismo significa colaboração e associação de pessoas ou grupos com os mesmos propósitos e interesses em adquirir vantagens comuns para suas atividades. Um dos fundamentos é o progresso social através da cooperação e da ajuda mútua, ou seja, a soma de esforços na busca de garantir a sobrevivência.

O objetivo principal do cooperativismo é reduzir os custos de produção, buscar melhores condições de preços e prazos, ou seja, a busca de alternativas. No Brasil, a atividade cooperativada iniciou com a construção de um estado cooperativo, através das ações dos jesuítas. Naquela época e, por um longo tempo, foi modelo e exemplo de uma sociedade solidária, fundamentada no trabalho coletivo. O movimento surgiu, inicialmente, nos sertões do Paraná, com base nos modelos europeus.

Atualmente, o cooperativismo está presente em diversas atividades, tais como agropecuária, saúde, educação, habitação, na forma de crédito, consumo, serviços, eletrificação e telecomunicações. A data alusiva é considerada o momento para sensibilizar jovens sobre o caráter empreendedor e o papel social. Além de promover o diálogo e o entendimento entre as gerações e a busca de ideais como paz, liberdade e, principalmente, solidariedade. Lembrar do Dia do Cooperativismo é fazer a aproximação entre a sociedade, o governo e outras instituições.

Como tem uma finalidade de promover a melhoria econômica e social, o cooperativismo se baseia em oito pilares:
1) livre adesão;
2) democracia administrativa;
3) retorno da proporção das compras;
4) juros limitados ao capital social;
5) neutralidade política, religiosa e racial;
6) pagamentos em dinheiro e à vista;
7) fomento da educação cooperativa;
8) ativa assistência das cooperativas entre si e em todos os planos, local, nacional e internacional.

Coomcat: conquistando respeito, espaços e organização

Foco da Cooperativa está voltado para a reciclagem de materiais

A Cooperativa de Catadoras e Catadores de Santa Cruz do Sul (Coomcat) vem contribuindo para a construção de sociedades justas e sustentáveis a partir da organização socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis e suas famílias. A Cooperativa foi criada no ano de 2010, a partir da luta dos profissionais pelo reconhecimento e valorização do seu trabalho.

Atualmente integra 54 cooperados organizados. Atua no Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária, na prestação de serviços de Logística Reversa Solidária e Gestão da Usina Municipal de Resíduos de Santa Cruz do Sul. A organização de trabalho é baseada nos princípios do Movimento Nacional dos Catadores e da Economia Solidária, possibilitando a inclusão de catadoras e catadores autônomos no mercado formal da reciclagem através da autogestão da cooperativa.


A Coomcat é contra relações de dominação e exploração, por isso, através da capacitação e qualificação profissional estimula as catadoras e catadores. A cooperativa luta pelo pagamento justo pelos serviços que presta.

Contatos Coomcat

E-mail:
[email protected]
Telefones: (51) 3902-7669 e (51) 9 9524-7693