Início Geral Projeto ganha espaço de educação ambiental

Projeto ganha espaço de educação ambiental

Em seu terceiro ano de desenvolvimento, o Protetor das Águas, lançado em maio de 2011, deu mais um passo em suas ações e inseriu alguns de seus objetivos no cotidiano prático dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Bonifácio, localizada em Linha Andréas, interior de Vera Cruz/RS. Na última quarta-feira, 27 de novembro, aconteceu a inauguração do seu Espaço de Educação Ambiental no educandário. O projeto é financiado pela FundaciónAltadis, entidade ligada à Imperial Tobacco, e Universal Leaf Tabacos, e tem promovido a efetiva preservação de 127,25 hectares de área.
Na escola, o Espaço de Educação Ambiental do Protetor das Águas consta de uma área de 150 metros quadrados, onde foi instalada uma fonte representando o Arroio Andréas e plantadas árvores e arbustos nativos da Mata Atlântica para que sirvam de inspiração ao conhecimento teórico e prático do bioma. As plantas são originárias de locais que foram alvo de projetos residenciais e, agora, foram adotadas pela escola e seus 229 alunos em um processo previsto na legislação brasileira, conhecido como compensação ambiental.
A diretora da escola, Raquel Radtke, afirma que a parceria tem possibilitado aprendizagem e conscientização ambiental, passeios e visitas às propriedades e plantio de sementes. “Um ano após o primeiro contato com a equipe técnica do Protetor das Águas, estamos ganhando um espaço de convivência”. Ao final, os alunos apresentaram uma peça teatral inspirada em contos de fadas para alertar sobre os perigos do desperdício de água.
O coordenador técnico do Protetor das Águas e pesquisador da universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), DioneiMinuzziDelevati, explica que o espaço trata-se de um exercício prático que busca cativar o olhar da comunidade para a beleza da mata nativa. Satisfeito com os resultados do projeto, o presidente da Universal Leaf Tabacos, César Augusto Bünecker, disse que o projeto já é uma realidade com 127,25 hectares de área preservada. “São diversos setores da comunidade se integrando num objetivo, que é a questão ambiental”, disse, ao enumerar as ações da Unisc, Universal Leal Tabacos, FundaciónAltadis e direção da escola.E Ines Cassin reafirma que a Imperial Tobacco é uma empresa responsável, que usa parte dos seus fundos para devolver em benefícios o que recebe das comunidades. Sobre a situação atual do projeto, ela contou que comprovou o êxito em visitas feitas aos produtores.

BENEFÍCIOS

Diversos avanços já foram percebidos e o principal deles se refere aos benefícios do PSA. O conceito, inovador na época, já é uma prática presente na vida dos produtores rurais da sub-bacia do Arroio Andréas, em Vera Cruz, que aderiram ao projeto e recebem pagamento por disponibilizarem áreas de terra para a preservação das nascentes. O Protetor das Águas tem a execução técnica realizada pela Unisc e é financiado pela FundaciónAltadis – entidade sem fins lucrativos que tem sede em Madrid, na Espanha, e pertence à Imperial Tobacco – e empresa Universal Leaf Tabacos. O planejamento e desenvolvimento das ações são realizados por um comitê gestor multidisciplinar, que reúne profissionais da Unisc e da ULT.
Entre as atividades desenvolvidas estão: identificação das nascentes, levantamento socioeconômico da população, visitas da equipe técnica aos produtores, construção de cercas para isolamento das áreas de proteção e a construção de obras de saneamento em cinco fontes, cujas águas são usadas para o abastecimento das residências, inclusive para o consumo dos moradores. Também está sendo feito o levantamento da vegetação e o monitoramento da qualidade da água. Mensalmente são realizadas as coletas de amostras de água em 20 pontos para análise quanto aos aspectos físicos, químicos e microbiológicos. Para verificar a vazão, foi instalada no Arroio Andréas, a 17,8 quilômetros da nascente, uma estação hidrológica automatizada, de onde os dados são enviados para o monitoramento da vazão e sedimentos.

Carlos Nyland

Espaço trata-se de um exercício prático para incentivar a preservação